• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 20:53:54 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros do STF reclamam de ataques sobre atuação na Lava Jato

    07/06/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Os ministros Dias Toffoli (e) e Gilmar Mendes, do STF, durante julgamento sobre restrição ao foro privilegiado, em Brasília, nesta quinta
    Os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do STF

    Pelo menos cinco ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já relataram incômodo aos colegas por se sentirem alvo de rumores que questionariam, em diferentes graus, a independência deles em relação a alvos da Lava Jato.

    CLIMA
    Alguns creditam os rumores à Procuradoria-Geral da República, como forma de intimidação. Outros, aos próprios alvos da investigação.

    CLIMA 2
    O ministro Edson Fachin, por exemplo, estaria sob ataque do Palácio do Planalto e de parte do Congresso. Gilmar Mendes já denunciou que agentes da PF foram orientados por procuradores a buscar provas para tentar incriminá-lo, o que o Ministério Público Federal nega. Os demais magistrados demonstram inquietação apenas nos bastidores.

    EXPORTAÇÃO
    O pré-candidato à Presidência da Colômbia Óscar Iván Zuluaga contratou o advogado brasileiro Cezar Bitencourt para se defender da acusação de que a Odebrecht teria pago, via caixa dois, ao publicitário Duda Mendonça para fazer a sua campanha eleitoral em 2014. A candidatura está ameaçada desde que a denúncia veio à tona.

    EM CASA
    Bitencourt foi contratado recentemente para defender o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, homem de confiança de Michel Temer filmado recebendo mala de
    R$ 500 mil da JBS.

    TESOURA
    E o advogado justifica o pedido feito ao STF para que o cabelo de Loures não seja raspado quando ele entrar no presídio da Papuda, em Brasília. "Se for para prevenir piolho, basta cortar o cabelo bem curto. Raspar é apenas uma tentativa de humilhar o preso", afirma.

    PRESSA
    Amigos e familiares de Loures trabalham com a hipótese de que ele fique até dois meses preso. O advogado acredita que consegue soltá-lo antes desse prazo.

    TRUPE DA TROPA
    A peça "A Tropa", que tem no elenco os atores Otávio Augusto, Eduardo Fernandes, Alexandre Menezes e Rafael Morpanini, teve estreia no sábado (3). O diretor César Augusto e o autor Gustavo Pinheiro estiveram na sessão, no Teatro Sérgio Cardoso.

    CASA GRANDE
    O shopping Pátio Higienópolis está sendo acusado de racismo após uma segurança abordar o pai (branco) de uma criança negra, na semana passada, para perguntar se o garoto estava incomodando. O jornalista Enio Squeff diz que tomava chá com o filho Raul, 7, quando a funcionária o interpelou. "Meu filho estava com o uniforme da escola. Ela achou que ele era pedinte por ser negro", diz. Segundo ele, a segurança se desculpou várias vezes. E afirmou que seguia orientação do shopping.

    POUCAS PALAVRAS
    O shopping Pátio Higienópolis não se manifestou até a conclusão desta edição.

    BAILE DO MAGAL
    Sidney Magal convidou Ney Matogrosso para participar da gravação de seu próximo DVD. O show "Bailamos", que comemora os 50 anos de carreira do intérprete de "Sandra Rosa Madalena", será em 17 de agosto, no Espaço das Américas.

    PROCURA-SE
    Está em falta na rede pública de SP o medicamento Alfaepoetina, usado por pacientes que fazem hemodiálise. A Secretaria Estadual de Saúde responsabiliza o Ministério da Saúde -diz que pediu 1,3 milhão de unidades, mas o governo federal só aprovou a compra de 875 mil e enviou de fato cerca de 807 mil doses.

    PROCURA-SE 2
    O Ministério da Saúde afirma que as remessas estão "regulares" e que novos lotes serão enviados neste mês, "conforme cronograma".

    NÃO ACABOU
    O prefeito João Doria (PSDB-SP) vetou emenda inserida em uma lei que extinguiria a Prodam, empresa de tecnologia do município.

    QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
    Empresários, jornalistas e intelectuais foram na segunda (5) ao debate "O Mundo Não é Mais o Mesmo. E Agora?", organizado pela ONG Na'amat Pioneiras. A presidente da instituição, Leonor Szymonowicz, e a empreendedora cultural Yael Steiner estiveram no evento, no Buffet França, em Higienópolis. O empresário Paulo Proushan e o diretor da Unibes Cultural Bruno Assami também passaram por lá.

    CURTO-CIRCUITO

    Os diretores Fiona Gordon e Dominique Abel ("Perdidos em Paris") estarão nesta quarta-feira (7) na abertura do Festival Varilux, no Espaço Itaú da Augusta.

    O espetáculo "Whitney Houston Forever", com Thalita Pertuzatti, estreia nesta quarta à noite, no Burlesque Paris 6.

    O professor David Zakin, do Kabbalah Centre de São Paulo, realiza nesta quarta o seminário Certeza em Tempos Incertos, às 20h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024