• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 08:01:53 -03
    Mônica Bergamo

    Festas juninas podem adiar enfrentamento com Janot, teme governo

    Com deputados em festas juninas, estratégia de Temer pode ser prejudica
    Viagens de deputados para festas juninas podem prejudicar estratégia de Temer
    Câmara pode prolongar 'sangria' de Temer por causa de viagens de deputados para festas juninas

    13/06/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 31-05-2017, 12h00: O presidente Michel Temer, acompanhado dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário) e do presidente do senado Eunício Oliveira (PMDB-CE), durante cerimônia de Cerimônia de Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020, no Palácio do Planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    O presidente Michel Temer

    A equipe de Michel Temer já afasta a possibilidade de a Câmara dos Deputados enterrar de forma célere a denúncia que deve ser feita contra o presidente pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

    TUDO VAZIO
    A pedra no caminho são as festas juninas. Nesta época do ano, parlamentares do Nordeste passam boa parte do tempo em seus Estados para a tradicional celebração. O governo, portanto, dificilmente conseguiria organizar um quorum seguro para barrar a investigação —ela só pode prosseguir com autorização dos parlamentares.

    AMPULHETA
    Caso Janot apresente a denúncia no feriado, como se teme, o desgaste seria ainda mais prolongado.

    CERTEZA
    O governo estava seguro de que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) absolveria Michel Temer da acusação de abuso de poder na eleição de 2014, mas teve uma surpresa: o voto do ministro Luiz Fux. Na semana anterior ao julgamento, ele era tido como voto seguro pró-presidente. Outros magistrados, de tribunais superiores, também computavam Fux como pró-governo.

    DÚVIDA
    Dias antes do início das sessões do TSE, o voto de Fux passou a ser computado como dúvida. Já na terça, no entanto, o governo se fixou definitivamente no placar de 4 a 3.

    BONS AMIGOS
    Depois da intensa troca de farpas públicas no julgamento do TSE, Gilmar Mendes, presidente da corte eleitoral, e Herman Benjamin, relator do processo de cassação, seguiram dialogando amistosamente. "As diferenças de opinião só servem para nos obrigar, como amigos, a concentrar nas identidades, que são muitas", diz Benjamin, que define Mendes como "amigo-irmão".

    LINHA DIRETA
    Nesta segunda-feira (12), os dois voltaram a conversar, por telefone.

    CELEBRANDO A TERRINHA
    O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro do país, António Costa, participaram das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Theatro Municipal de SP. Também foram ao evento, no sábado (10), a consulesa Mafalda Lourenço, o secretário estadual de Educação, José Renato Nalini, a dramaturga Maria Adelaide Amaral e o secretário municipal de Relações Internacionais, Julio Serson.

    CRUZ E VELA PRETA
    O Conpresp (órgão municipal de patrimônio) decidiu arquivar o pedido de tombamento da sede da Cruz Vermelha em SP em uma sessão marcada por uma discussão entre moradores do bairro e pela pressão do grupo Iguatemi. A empresa tem um projeto pronto para um shopping no espaço, que foi apresentado pessoalmente, nesta segunda (12), pelo CEO Carlos Jereissati Filho. Com a participação no negócio, a Cruz Vermelha teria um ganho de R$ 10 milhões por ano.

    OS NOIAS
    O conselho decidiu que os imóveis já foram descaracterizados, por isso não teria sentido protegê-los. A questão gerou uma guerra entre moradores do Planalto Paulista. Os contrários ao shopping reclamaram dos impactos negativos no trânsito e pediram um parque no lugar. E os favoráveis citaram a falta de comércio e segurança no bairro. "Se deixar só área verde vai encher de noias", disse a moradora Mercia Romar.

    QUEM AVISA...
    O Ministério da Saúde lança nesta terça (13) um portal para incentivar hábitos saudáveis baseado em quatro pontos: combate ao cigarro e incentivo ao peso adequado, aos exercícios físicos e à boa alimentação. Usuários vão receber dicas e consultar receitas. No Brasil, 72% das mortes são causadas por doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que seriam evitadas com estilo de vida correto.

    VIRANDO DIVA
    A cantora Thalita Pertuzatti, ex-participante do programa "The Voice Brasil" (Globo) que encarna Whitney Houston em espetáculo sobre a americana, gasta uma hora para se caracterizar, com peruca e maquiagem, antes de entrar no palco do Burlesque Paris 6, no Jardins.

    FONTE DE INSPIRAÇÃO
    Marcos Arbaitman foi o homenageado deste ano na Noite de Inspiração, na Sinagoga Morumbi, no domingo (11). O empresário estava com a mulher, Bete, na cerimônia que teve a presença dos executivos Juliana Tanenbaum e Ricardo Behar. O rabino Dovid Goldberg foi o anfitrião da noite, ao lado da mulher, Chany.

    CURTO-CIRCUITO

    Mariana Aydar canta nesta terça (13) à noite no Baretto. Participação do músico Mestrinho.

    O artista Claudio Alvarez abre nesta terça (13), às 19h, exposição na Galeria Lume.

    Ana Isabel Carvalho Pinto promove nesta terça (13) almoço para celebrar a nova coleção da Le Soleil D'été com exclusividade para o Shop2gether.

    O advogado Felipe Bastos voltou a fazer parte do escritório Veirano Advogados.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024