• Colunistas

    Tuesday, 23-Apr-2024 07:19:07 -03
    Mônica Bergamo

    Procon encontra comida vencida no Paris 6, no Eataly e em outros 5 locais

    15/06/2017 02h00 - Atualizado às 20h35

    O Procon-SP encontrou alimentos fora do prazo de validade nas cozinhas de restaurantes badalados da cidade. A operação, feita em 23 estabelecimentos entre quinta (8) e terça (13), flagrou o problema em sete locais. Entre eles, a Churrascaria Fogo de Chão de Moema (com feijão e peixe vencidos) e o Jardim de Napoli, em Higienópolis (com massas de fabricação própria e molho de tomate).

    RÓTULO
    No Paris 6, nos Jardins, havia 5 kg de linguiça fora do prazo, segundo o Procon. No La Pasta, dentro do Eataly, na Vila Nova Conceição, a blitz viu 130 kg de Nutella vencidos. No Terraço Itália, no centro, os fiscais acharam produtos já em uso sem informação da data de abertura da embalagem, situação que se repetiu em mais nove lugares.

    LISTA COMPLETA
    O órgão do consumidor vai divulgar nesta semana o resultado final da operação. As casas foram notificadas e têm prazo de 15 dias para se defender a partir do recebimento do auto de infração. A multa mínima é de R$ 614.

    AS DEFESAS
    O Fogo de Chão diz que os itens vencidos eram amostras recebidas de fornecedores que já iriam para o lixo.

    Isaac Azar, dono do Paris 6, diz que a linguiça não seria servida: eram duas amostras que ele havia pedido a empresas, mas que não chegou a experimentar porque está em Miami.

    O Terraço Itália alega que os produtos abertos eram leite e óleo usados nas preparações diárias e estavam na validade.

    O Jardim de Napoli diz que que a visita aconteceu em horário de trocas de equipe, "quando retiram os itens do dia anterior, todos devidamente etiquetados e prontos para serem descartados" e que os produtos que estavam abertos "eram para consumo imediato".

    Segundo o Eataly, foram encontrados 130 kg de creme de avelã vencidos no estoque da loja, que estavam "em processo para destruição". "Por uma falha humana, esses produtos não estavam com a sinalização correta, indicando que esse procedimento seria realizado", afirma.

    VALOR E CULTURA
    A arqueóloga Niède Guidon foi uma das contempladas pelo Prêmio Itaú Cultural 30 Anos, entregue em cerimônia na segunda (12), no Auditório Ibirapuera. Participaram do evento o ator Silveiro Pereira e as atrizes Débora Bloch e Françoise Forton, que foi com o marido, o produtor Eduardo Barata. Também passaram por lá a cineasta Rejane Zilles e os músicos Jards Macalé e Renato Gama.

    REINCIDENTE
    Está parado na Câmara Municipal de SP um processo interno envolvendo o vereador Camilo Cristófaro (PSB), que agrediu um assessor de Eduardo Suplicy na terça (13), por um episódio de violência anterior. Ele foi filmado empurrando a vereadora suplente Isa Penna (PSOL) em março. O processo administrativo aguarda um parecer da Casa.

    TV EM CORES
    Fernanda Lima aceitou convite para ser madrinha da Parada LGBT de São Paulo, no domingo (18). A apresentadora do "Amor & Sexo", da Globo, vai participar do evento com integrantes do balé do programa. A trupe estará no primeiro trio elétrico e depois também vai aparecer no último carro.

    MENSAGEM DIRETA
    E o Hornet, aplicativo de encontros voltado para o público gay, fez parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de SP para disparar mensagens de prevenção de DSTs durante a Parada LGBT. As informações sobre Aids e outras doenças serão enviadas para 200 mil usuários do app na região metropolitana a partir desta quinta (15).

    HISTÓRIA DA MÚSICA
    Os músicos Bem Gil e Domenico Lancellotti participaram de um sarau para o lançamento do livro "Acabou Chorare", de Ana de Oliveira. O músico Wilson Simoninha também participou do evento, na terça (13), no clube Tupi or not Tupi, em Pinheiros.

    CURTO-CIRCUITO

    O advogado Cezar Bitencourt faz palestra no 3º Encontro Estadual dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Paraná, em dezembro, em Foz do Iguaçu.

    O cantor Odair José faz show de lançamento de seu novo disco, hoje, às 18h30, no Sesc Pompeia.

    A artista Magdalena Zawadzka abre exposição hoje no Sofitel Jequitimar Guarujá, em parceria com a Galeria Ardies.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024