• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 06:45:25 -03
    Mônica Bergamo

    Membros da base de Temer defendem indicação rápida de substituto de Janot

    27/06/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 28-03-2017, 12h00: O Procurador Geral da República (PGR) Rodrigo Janot se encontra com o presidente do senado senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e com o presidente da câmara deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) no Congresso Nacional. Ele apresentou à Eunício propostas para a Lei de Abuso de Autoridade que está tramitando no senado. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot

    Há setores da base do governo que defendem a indicação imediata do novo procurador-geral da República, assim que saírem os resultados da votação da lista tríplice de categoria. O presidente Michel Temer pode escolher, entre os três mais votados, aquele que assumirá o comando do Ministério Público Federal no lugar de Rodrigo Janot a partir de setembro.

    ACELERA, TEMER
    A indicação rápida teria o condão de dividir a PGR, esvaziando os poderes de Janot diante do novo escolhido —que precisaria ter seu nome confirmado pelo Senado.

    TEMER 2
    Há ainda a possibilidade, remota, de Temer ignorar a lista tríplice e indicar outro nome para a PGR.

    ACELERA, JANOT
    Advogados que negociam acordos de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato acreditam que procuradores passaram a acelerar as conversas diante da proximidade de troca de comando na PGR. Eles teriam o temor de que o novo comandante da instituição não dê à operação o apoio irrestrito conferido por Janot.

    Leia a coluna completa aqui.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024