• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 19:22:55 -03
    Mônica Bergamo

    Defesa que Temer vai entregar a deputados terá cem páginas

    01/07/2017 02h00

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 27-06-2017, 15h30: O Presidente Michel Temer, faz discurso acompanhado de Deputados Federais, no Palacio do Planalto, em Brasilia. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
    O presidente Michel Temer faz discurso após ser denunciado pela PGR

    A defesa que Michel Temer apresentará à Câmara dos Deputados terá cerca de cem páginas. Mais de dez advogados do escritório de Antonio Claudio Mariz de Oliveira trabalham no texto.

    CALDO
    Há alguns dias, Temer foi alertado por parlamentares que a peça deveria ser alentada, já que o clima na Câmara não é dos melhores. "Desde sempre, nós, advogados, estávamos levando a defesa muito a sério. Cada deputado será um juiz e é dessa forma que será tratado", diz Mariz.

    ZERO
    A defesa atacará em especial o áudio da conversa de Joesley Batista com Temer, que seria "prova ilícita e com adulterações formais", segundo Mariz. "Ainda que fosse íntegra, a conversa não prova nada contra o presidente", completa.

    COFRE
    Emissários do ex-procurador Marcelo Miller estão percorrendo gabinetes de cortes superiores levando o contrato dele com o escritório de advocacia Trench, Rossi e Watanabe. A ideia é provar que, ao contrário do que disse Temer, o ex-braço direito do procurador-geral Rodrigo Janot não ganha "milhões e milhões" na nova atividade.

    HOLERITE
    A interlocutores, ele revelou que ganha até R$ 110 mil por mês, entre salário e bônus.

    VERMELHOU
    A exposição "Toulouse-Lautrec em Vermelho" teve abertura na quinta (29), no Masp. Heitor Martins, diretor-presidente do museu, e Adriano Pedrosa, diretor artístico, receberam convidados como a diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, o marchand Gérard Loeb e o editor Pedro Corrêa do Lago. O cônsul-geral-adjunto da França em São Paulo, Philippe Collin, e sua mulher, Valérie Collin, também compareceram.

    LETRA VIVA
    A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e a prefeitura da cidade querem retomar um plano de 2008 que estipulava metas para tornar o município fluminense referência em turismo cultural no Brasil. Uma reunião na segunda (26), que também teve empresas do setor e ONGs, costurou acordo para pôr em prática ações como melhoria da infraestrutura urbana e capacitação profissional.

    LETRA 2
    Ações de combate à violência e de conservação do patrimônio também estão previstas. "O turismo vive uma fase difícil. A gente quer ajudar", diz Mauro Munhoz, da Casa Azul, associação que promove a Flip, de 26 a 30 de julho.

    VERDE E AMARELO
    A Prefeitura de São Paulo vai instalar bandeiras do Brasil ao longo da avenida Brasil, da esquina com a Rebouças até o cruzamento com a Brigadeiro Luís Antônio. As peças, cerca de 30, serão colocadas em mastros de 9 m de altura em agosto e ficarão no local em caráter permanente. Segundo o prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, as flâmulas fazem parte de um novo projeto paisagístico para a avenida e serão doadas pela iniciativa privada.

    VACAS GORDAS
    Um leilão beneficente foi organizado pela CowParade São Paulo na quarta (28), com a presença do ex-jogador de futebol Raí Oliveira e do ex-judoca Flávio Canto. O reverendo Aldo Quintão e a artista plástica Luciana Assumpção participaram do evento, no Teatro Santander.

    AUTOCRÍTICA
    O grupo americano de artistas feministas Guerrilla Girls, que expõe no Masp em setembro, prepara para o museu uma versão de sua obra mais famosa, um cartaz que critica a falta de mulheres artistas nas coleções de grandes instituições. As integrantes, que usam pseudônimos —Frida Kahlo é um deles— e só aparecem publicamente com máscaras de gorila, farão palestra durante a mostra. Nem os funcionários do Masp conhecem a identidade delas.

    PLACA NOVA
    Dom Paulo Evaristo Arns agora será o nome de uma escola de São Paulo. Para fazer a homenagem ao arcebispo, que morreu em 2016, o governo rebatizou uma unidade na capital, que antes se chamava Escola Estadual Cohab Águia de Haia 1. Professores serão incentivados a falar sobre a história de dom Evaristo.

    CURTO-CIRCUITO

    A cantora Sandra de Sá se apresenta neste sábado (1º) no Teatro J. Safra, às 21h.

    O Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, recebe neste sábado (1º) um debate do "Projeto Osso: Exposição-Apelo ao Amplo Direito de Defesa de Rafael Braga", às 17h.

    Rodrigo Toigo, da Ford Models, toca neste sábado (1º) na festa Carpe Vita, no Espaço Villa Lobos. A partir das 16h.

    Lucas Santtana apresenta seu novo disco, "Modo Avião", no Sesc Pompeia. Sábado (1º) às 21h e domingo (2) às 18h.

    O professor Nabil Bonduki lança neste sábado (1º) a revista "Por uma Cidade Aberta", na Casa da Cidade, das 11h às 15h.

    O festival Red Bull Amaphiko reúne neste domingo (2) shows, palestras e intervenções urbanas, no Red Bull Station, a partir das 11h. Entrada gratuita.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO; colaborou JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024