• Colunistas

    Thursday, 25-Apr-2024 16:57:21 -03
    Mônica Bergamo

    Meirelles se aproxima de igreja evangélica e partidos entram em alerta

    05/07/2017 02h00

    Renato Costa/FramePhoto/Folhapress
    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

    Henrique Meirelles foi uma das estrelas da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, na segunda (3). O evento reuniu mais de 4.000 pastores e não estava na agenda oficial do ministro da Fazenda.

    LUPA
    A aproximação de Meirelles e da igreja está sendo monitorada por dirigentes partidários. Eles desconfiam que o movimento pode estar relacionado a uma eventual pretensão do ministro de ser candidato à Presidência em 2018. A igreja tem mais de 20 milhões de seguidores.

    BRIGADEIRO
    Meirelles participou também, sempre em caráter pessoal, da festa de 106 anos da Assembleia de Deus, no Pará, em junho. E foi ao aniversário de 85 anos de Manoel Ferreira, bispo primaz mundial das Assembleias de Deus, em Brasília.

    FICHA LIMPA
    A aproximação "tem sido iniciativa até pessoal dele", diz o pastor Lelis Washington Marinhos, um dos líderes da igreja. Sobre eventual candidatura, ele diz: "O ministro não está envolvido em nada, tem respaldo de empresários e até internacional. A economia cresce". Mas uma candidatura não tem sido discutida, diz.

    TODO APOIO
    Outro estímulo para a aproximação: ao contrário da Igreja Católica, a Assembleia de Deus não faz oposição às reformas do governo.

    SEGUE A TRILHA
    O filme "Soundtrack", que tem no elenco o ator Selton Mello e o ator e cantor Seu Jorge, teve estreia na segunda (3), no MIS. O fotógrafo e estilista Oskar Metsavaht, a publicitária Karina Maluf, namorada de Seu Jorge, o ator Erik Marmo e o produtor Rodrigo Teixeira estiveram na sessão do longa, dirigido pela dupla que assina como 300ml.

    A CHEGADA
    O deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pode ser pai a qualquer momento. A mulher dele, Ana, dará à luz uma menina até a próxima semana, no máximo.

    OS MESMOS
    Os ataques de João Doria à gestão financeira de Fernando Haddad (PT-SP), que ele define como "temerária", têm gerado uma saia justa: o secretário de Finanças do petista, Rogério Ceron de Oliveira, foi convidado para ser secretário-adjunto de Fazenda do governador Geraldo Alckmin. Assumiu o cargo há cerca de um mês.

    GARGALO
    A USP, que está discutindo a adoção de cotas raciais para alunos, tem 120 professores negros –num total de 6.000. Os dados são do departamento de RH da instituição. Eles foram coletados pela doutora em educação Viviane Angélica Silva para uma tese sobre a história do debate racial na universidade.

    VERSO VISUAL
    A exposição "O Pulsar", do poeta Augusto de Campos, teve abertura no sábado (1º), na galeria de Luciana Brito. O músico Arnaldo Antunes e a artista plástica Regina Silveira passaram por lá.

    FORA, TEMER
    O Vem pra Rua (VPR), que lança nesta quarta (5) um site para pressionar deputados a aceitar a abertura de ação penal contra Michel Temer, articula também a criação de uma frente com outras organizações. Segundo Rogerio Chequer, do VPR, será uma coalizão de entidades da sociedade para "pensar em alternativas para o Brasil".

    OUVIU O ÁUDIO?
    "A Lei desse Troço", primeira música do novo disco de Paulo Miklos, foi escrita pelo cantor em parceria com o rapper Emicida. A faixa, que será lançada nesta sexta (7), foi composta inicialmente no papel e depois finalizada em trocas de mensagem pelo celular. O maestro baiano Letieres Leite assina os arranjos. Em agosto, Miklos faz show na Casa Natura Musical, em São Paulo, para apresentar o álbum completo.

    AUTORES DE HOJE
    O youtuber Felipe Neto assinou contrato com a Sextante para lançar um segundo livro. Ele falará sobre sua carreira como empresário após abandonar seu canal no YouTube e sobre como acabou voltando para a rede.

    FORAM ME CHAMAR
    Maria Rita terá três participações na gravação de seu novo DVD, nesta sexta (7), no Citibank Hall. Ela fará duetos com Zeca Pagodinho, Marcelo D2 e a Banda Didá, formada só por mulheres.

    CURTO-CIRCUITO

    A galeria Luis Maluf abre nesta quarta (5), às 19h, exposição de fotos do artista Yuri Seródio.

    O cantor Paulo Ricardo estreia nesta quarta (5) temporada no Paris 6 Burlesque, às 21h.

    O escritor Ignácio de Loyola Brandão participa de conversa nesta quarta (5), às 19h, na Universidade do Livro, na Sé.

    O Piano Que Conversa", filme sobre Benjamim Taubkin, entra em cartaz nesta quinta (6) no CineSesc, às 21h30.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO; colaborou JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024