• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 13:00:04 -03
    Mônica Bergamo

    Risco de afastamento de Temer faz Eduardo Cunha acelerar delação

    Cunha acelera tratativa sobre delação em meio à possibilidade da queda de Temer

    07/07/2017 02h00

    A possibilidade de Michel Temer ser afastado da Presidência da República também pesou para que Eduardo Cunha decidisse acelerar a negociação para fazer colaboração premiada. Delatar supostos crimes do presidente e de seus ministros teria hoje valor muito maior do que depois de uma eventual saída deles do governo.

    ACELERA, CUNHA
    Caso seja fechado nos próximos dias, o acordo de delação de Cunha terá sido feito em tempo praticamente recorde. Até meados de junho ele ainda não tinha contratado um advogado específico para tocar a negociação. O ex-ministro Antonio Palocci, por exemplo, fez isso em abril e até esta quinta (6) não tinha formalizado acordo com a Operação Lava Jato.

    MAL CONHEÇO
    A prisão de Geddel Vieira Lima gerou uma disputa na Bahia para saber quem já foi mais "amigo" do ex-ministro. O PC do B, por exemplo, fez uma compilação de frases dele nos protestos contra Dilma Rousseff, como a afirmação de que os atos seriam o "grito de quem está saturado dos problemas envolvendo corrupção". "Geddel estava sempre ao lado do ex-governador Paulo Souto", do DEM, lembram os comunistas.

    NO AR
    Já um filme que começou a rodar em grupos de WhatsApp mostra Geddel num palanque com outro ex-governador, Jaques Wagner, do PT, que diz: "Quero cumprimentar meu irmão, meu companheiro de caminhada, aquele que vem ajudando o presidente Lula a governar o Brasil, meu querido companheiro Geddel Vieira Lima".

    OBRIGADO
    O mesmo vídeo mostra o então presidente Lula elogiando Geddel, que ocupou o Ministério da Integração Nacional entre 2007 e 2010. "Eu quero dizer que eu sou grato pelo seu trabalho", diz o petista a Geddel.

    DO BRASIL...
    Ainda resistente aos apelos para se candidatar à Presidência, Joaquim Barbosa segue sua rotina de advogado e de palestrante. Recentemente, em São Paulo, o ex-ministro falou para executivos sobre a "transnacionalização do direito penal."

    ...PARA O MUNDO
    De acordo com Barbosa, o mundo vive hoje sob a égide de um conjunto de normas e práticas anticorrupção derivadas de acordos e convenções internacionais "inspiradas principalmente no direito americano, e o Brasil é signatário delas". Quem pratica ilícitos no país, portanto, pode vir a ser punido em várias partes do planeta, advertiu o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

    UMA TRUPE EM CASA
    O cantor, ator e apresentador Tiago Abravanel agora tem na empresa que cuida de sua carreira a companhia dos membros do "Encrenca", humorístico da RedeTV!; Ângelo, Dennys, Ricardinho e Tatola passarão a ter contratos de publicidade, por exemplo, agenciados pela Abrava Produções.

    NA PONTA DO DEDO
    A gestão João Doria (PSDB) começou a testar um sistema biométrico de ponto eletrônico nas prefeituras regionais. A experiência começou pela regional do Butantã, onde cerca de 180 servidores já estão registrando entrada e saída com as digitais. Segundo a prefeitura, o objetivo é estimular a "transparência e a celeridade no setor público". Com a mudança, também será possível identificar funcionários fantasmas.

    DEDO 2
    Após os testes e a análise dos resultados, a biometria poderá ser ampliada para outros setores da administração.

    NOVO NOME
    A advogada Marília Barbour é a nova secretária-adjunta da Cultura da cidade de SP. Ex-funcionária da pasta estadual de Cultura, ela será braço direito do secretário André Sturm, no lugar de Josephine Bourgois, que saiu por questões familiares.

    ALÔ, ALÔ!
    O filme "Fala Comigo", dirigido por Felipe Sholl, teve estreia na terça (4), no Espaço Itaú de Cinema da rua Augusta. A atriz Denise Fraga, que atua no longa, esteve no evento. Também passaram por lá o roteirista Bráulio Mantovani e as atrizes Camila Márdila e Hanna Romanazzi.

    NOVA BANCA
    Pedro Luiz Bueno de Andrade se associou a Leonardo Massud e Leandro Sarcedo. Com a fusão das antigas bancas, o novo escritório de advocacia passará a se chamar Massud, Sarcedo e Andrade Advogados Associados.

    MICROFONE
    O jornalista Ricardo Melo, ex-presidente da EBC e ex-colunista da Folha, será o âncora de um novo programa de rádio. Dirigido por Albino Castro, ele terá na bancada os jornalistas Paulo Moreira Leite, Alberto Villas e André Basbaum. A atração, diária, estreia no próximo dia 17, na rádio Trianon de São Paulo, das 8h às 9h30.

    CURTO-CIRCUITO

    O Yacht Club de Ilhabela abre nesta sexta (7) a 1ª Exposição Nacional de Artes Plásticas, que integra a 44ª Semana Internacional da Vela. A curadoria é de Fabio Porchat. Às 19h, em Ilhabela.

    Anne Willians e Alessandra Nuzzo apresentam nesta sexta (7), a um grupo de empresários, a ONG Bem Querer Mulher, que atua no combate à violência contra mulheres. No Nespresso Expertise Center, às 10h.

    A banda Isca de Polícia faz show nesta sexta (7) dentro do projeto musical Son Estrella Galicia, a partir das 22h, no Centro Cultural Rio Verde.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO; colaborou JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024