• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 13:53:00 -03
    Mônica Bergamo

    Maia já promete a aliados que não será candidato à Presidência em 2018

    13/07/2017 02h00

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 23-05-2017, 17h30: O presidente da Camara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante sessa na Camara dos Deputados, nesta terca-feira. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já busca convencer líderes políticos de que não será candidato à reeleição caso substitua Michel Temer no cargo. Tenta assim diminuir a resistência de outros presidenciáveis a seu nome.

    PAI PRIMEIRO
    Ele chega a dizer que sua prioridade será eleger o pai, Cesar Maia, ao governo do Rio -o que o impediria até mesmo de assumir a Presidência de forma definitiva para não tornar o parente inelegível. Quase ninguém acredita na conversa.

    CAMINHOS
    Se acabar eleito presidente da República de forma indireta, Maia teria três opções: sair já em abril para concorrer a outro cargo, como exige a lei; não concorrer a nada, como promete; ou tentar se reeleger, o que todos consideram líquido e certo.

    É PRA JÁ
    E o DEM, partido de Maia, articula uma mudança na lei que antecipe, de abril de 2018 para dezembro, a possibilidade de parlamentares trocarem de partido sem perder o mandato. Com isso, ele já poderia sonhar em liderar uma sigla de pelo menos 50 deputados.

    PAISAGEM
    No cálculo de Maia e do DEM, o número de adesões ao novo partido pode dobrar caso ele assuma a Presidência da República no lugar de Michel Temer, chegando a cem parlamentares.

    EM CAMPO
    Maia fez nova reunião nesta semana com parlamentares descontentes do PSB. O DEM acredita que 15 socialistas adeririam à nova legenda já em dezembro, caso a lei mude. Só com isso o partido saltaria para 44 deputados, emparelhando com o PSDB.

    CONECTADOS
    O prefeito João Doria (PSDB) sancionou um texto que torna lei o projeto WiFiLivreSP, implementado na gestão Fernando Haddad (PT) e que leva internet gratuita a lugares públicos. A gestão quer parcerias com a iniciativa privada para expandir a rede.

    -

    PALMAS
    Os atores Marcelo Médici e Marisa Orth foram os mestres de cerimônias do 5º Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, na terça (11), no Teatro Porto Seguro. Eva Wilma, Fulvio Stefanini, Maria Alice Vergueiro e Adriana Lessa também participaram do evento.

    -

    DE VOLTA
    A família Moreira Salles decidiu nesta quarta (12) voltar à mesa de negociação com Joesley e Wesley Batista em torno da Alpargatas. As conversas tinham empacado no domingo. A primeira oferta, de R$ 3,3 bilhões, não foi aceita pelos irmãos da JBS.

    AÇÃO
    E quatro grupos, alguns estrangeiros, conversam com a J&F para comprar o Canal Rural, que é da holding.

    LAÇO MATERNO
    Só mães procuraram nos primeiros dias um serviço da Prefeitura de São Paulo para ajudar parentes de dependentes químicos. Pelo menos 12 mulheres buscaram orientações no balcão do Mães da Luz. O programa atende qualquer familiar, "mas é a mãe geralmente que nunca desiste, que vai lá buscar [o usuário] no meio do fluxo", diz Eloisa Arruda, secretária de Direitos Humanos e criadora do projeto recém-lançado.

    ELAS
    A programação da Rede Globo na Casa de Cultura de Paraty durante a Flip deste ano incluirá um debate sobre gênero e feminismo na literatura. A mesa, no dia 29, terá a participação de Gabriela Moura, do coletivo feminista Não Me Kahlo, da pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus, que é negra e transexual, e da crítica literária Beatriz Resende.

    LONDON, LONDON
    O grupo de teatro Atocontínuo ensaia uma peça que faz analogia entre o período de exílio de Caetano Veloso em Londres, durante o regime militar, e o momento político atual do país. Com o título "Alguém Cantando Longe Daqui", será a terceira obra do grupo paulistano baseada em músicos brasileiros. Estreia em outubro, no Centro Cultural Olido.

    -

    MODA NATURAL
    A stylist Letícia Cazarré e seu marido, o ator Juliano Cazarré, receberam convidados na terça (11) para o lançamento da 5ª edição da revista "'Cause". O ator Milhem Cortaz, acompanhado da mulher, Ziza Brisola, e da filha Helena, foi ao evento, no MAM. O cineasta Charly Braun, a diretora de arte Greta Cuneo e a consultora de moda Antonella Versace também passaram por lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO
    O ator Alexandre Borges apresenta nesta quinta-feira (13) o recital "Poema Bar". No Teatro Sérgio Cardoso, às 20h.

    O ciclo de palestras "Ética no Turismo" começa nesta quinta, com fala do professor Renato Janine Ribeiro. No Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, às 19h30.

    O canal GNT promove nesta quinta, no Instituto Tomie Ohtake, o evento de debates Teia GNT, com entrada gratuita. A partir das 10h.

    com JOELMIR TAVARES, BRUNA NARCIZO e BRUNO FÁVERO; colaborou JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024