• Colunistas

    Wednesday, 08-May-2024 04:20:23 -03
    Mônica Bergamo

    Doleiro Adir Assad revela caixa dois internacional com patrocínio de pilotos

    18/07/2017 02h00

    O doleiro Adir Assad detalhou em suas tratativas para fechar delação premiada como funcionava o esquema internacional de caixa dois de empresas que patrocinavam pilotos no exterior.

    EXTRA
    As empresas assinavam contrato de patrocínio maior do que a quantia que realmente era destinada às equipes de corredores. A sobra era enviada para contas que elas indicavam fora do país.

    CONTA-CORRENTE
    As companhias já tinham contas no Bradesco. E transferiam o dinheiro para a agência do banco na avenida Brasil, nos Jardins, em São Paulo. De lá os recursos eram mandados para o exterior.

    NEM CONHEÇO
    Os pilotos Nelsinho Piquet e Helio Castro Neves são citados entre os que receberam patrocínios. Eles afirmam que nunca ouviram falar em Adir Assad. Pessoas familiarizadas com a delação acreditam ser possível que eles de fato não soubessem do esquema.

    COMPROMISSO
    O Bradesco diz que "não comenta assuntos que estejam sob investigação policial ou pelo Ministério Público e reafirma seus compromissos éticos e de compliance, bem como o atendimento às regulações às quais está sujeito".

    DÁ UM FILME
    A delação premiada da JBS foi mais complexa do que as informações divulgadas até agora fazem crer. Somente a ação controlada que permitiu a filmagem de um primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) pegando uma mala com R$ 500 mil na sede da empresa mobilizou cerca de 50 policiais.

    BATALHÃO
    No dia marcado, os agentes, homens e mulheres, circulavam na empresa disfarçados de ascensoristas, recepcionistas, motoristas, seguranças, secretárias e faxineiras. Os disfarces eram tão perfeitos que até diretores e funcionários da JBS foram enganados, passando por eles sem se dar conta de que eram policiais.

    -

    FILMES EM SÉRIE
    O elenco do filme "D.P.A. (Detetives do Prédio Azul)", dirigido por André Pellenz, assistiu à pré-estreia do longa no sábado (15). Os protagonistas Pedro Henriques Motta, Letícia Braga e Anderson Lima estiveram na sessão, no Cinemark do shopping Eldorado. Aílton Graça, Tamara Taxman e Ronaldo Reis também passaram por lá.

    -

    DESPEDIDA
    A mãe de José Dirceu, dona Olga, morreu no domingo, aos 97 anos, sem saber que o filho tinha sido preso. Ela estava lúcida, mas não acompanhava o noticiário nem tinha noção perfeita da passagem do tempo.

    JOVEM
    Aos 66 anos, Dirceu gosta de repetir aos amigos que viverá muito, a ponto de cumprir as penas de suas condenações e ainda desfrutar da liberdade: a mãe chegou aos 97 sem nunca antes ter ficado doente. E um tio dele, João de Oliveira, morreu no ano passado, aos 102 anos.

    ÚLTIMA CHANCE
    Itens doados por artistas há mais de um ano para leilão em favor das vítimas do desastre em Mariana ainda estão à espera de lances. Uma camisa da seleção autografada por Zico e um relógio doado por Faustão, ambos com valor inicial de
    R$ 800, estão entre os "encalhados". Disponível no site Adriano Leiloeiro, o pregão termina no próximo dia 20.

    VAQUINHA
    Uma campanha de financiamento coletivo foi lançada no domingo (16) para readequar o espaço da Galeria Frei Caneca onde estão à venda roupas e objetos de Elke Maravilha. O objetivo é criar no local, em setembro, uma exposição com ambiente inspirado no apartamento dela.

    TELÃO
    Marcelo D2 e o fotógrafo Wilmore Oliveira vão apresentar o making of de "Resistência Cultural" no Music Video Festival, no MIS, no dia 30. O vídeo, co-dirigido pelos dois, é o primeiro do projeto "Amar é para os Fortes", álbum de D2 cujas músicas serão transformadas em um curta-metragem.

    -

    FESTA À FRANCESA
    O cônsul da França em São Paulo, Brieuc Pont, recebeu convidados em sua casa nos Jardins para comemorar o aniversário da Queda da Bastilha, na sexta (14). O chef Erick Jacquin, o ex-ministro Renato Janine Ribeiro, a cientista política Juliana Fratini e o cônsul da Bélgica, Charles Delogne, estiveram lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O Consórcio Voa São Paulo assina hoje contratos para a gestão de cinco aeroportos no Estado. Às 10h, em Jundiaí.

    O Sesc Belenzinho recebe hoje o espetáculo "And So You See...", da coreógrafa Robyn Orlin. Às 21h.

    A missa de sétimo dia do carroceiro Ricardo Silva Nascimento, morto pela Polícia Militar na quarta (12), acontece amanhã, às 12h, na catedral da Sé.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO FÁVERO e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024