• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 18:47:24 -03
    Mônica Bergamo

    Dobra o número de venezuelanos que pediram refúgio no Brasil

    31/07/2017 02h00

    O número de venezuelanos que pediram refúgio no Brasil quase dobrou de janeiro a julho. No primeiro mês do ano, 608 cidadãos do país vizinho fizeram a solicitação apenas em Roraima, que faz fronteira com a Venezuela. Em julho foram registrados 1.119 pedidos.

    AO LADO
    No total, 6.438 venezuelanos que entraram no país pelo Estado já pediram refúgio neste ano, segundo levantamento feito pelo Ministério da Justiça.

    PARA CIMA
    Em fevereiro, o número de solicitações foi menor do que no mês anterior: 403 queriam o refúgio. Em março foram 451. Em abril houve a primeira explosão, com 1.661 pedidos, situação que se agravou em maio, com o registro de 2.196.

    SOLIDÁRIO
    Para atender à demanda, a Polícia Federal dobrou o seu efetivo na fronteira do país com a Venezuela. O ministério da Justiça também recebeu reforço do IMDH (Instituto de Migrações e Direitos Humanos), ligado a Igreja Católica. A entidade enviou 20 voluntários ao local.

    POR UM FIO
    O senador Romero Jucá (PMDB-RR) tentou marcar uma conversa com Joesley Batista, dono da JBS, justamente na época em que o empresário estava produzindo provas para a delação que fechou com o MPF (Ministério Público Federal). O senador só não foi gravado, como Michel Temer e Aécio Neves, porque ele e Joesley não conseguiram conciliar as agendas.

    TEMPO AO TEMPO
    Um delator envolvido na Lava Jato que passou vários meses na cadeia, em Curitiba, faz a previsão: "A fúria de [Aldemir] Bendine passa logo". Ele se refere à reação do ex-presidente do Banco do Brasil ao se encontrar com Marcelo Odebrecht, que o delatou, ao chegar preso à Polícia Federal. A vida dura no cárcere dobraria qualquer espírito.

    -

    Divulgação/João Miguel Junior/Tv.Globo
    Tony Ramos e Vitoria Strada, que interpretarao pai e filha em "Tempo de Amar", próxima novela das 18h da Globo Foto: Globo/ Joao Miguel Júnior. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Os atores Vitória Strada e Tony Ramos

    SEM PALAVRAS
    A atriz Vitória Strada ficou "alguns segundos em silêncio" quando descobriu que contracenaria com Tony Ramos em sua primeira participação em uma novela. Ela será a protagonista do próximo folhetim das seis da Globo, "Tempo de Amar", em que interpretará a filha do personagem do ator. A trama está prevista para estrear no fim de setembro.

    -

    O NÚMERO 1
    O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) trabalhou muito durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) deste ano.

    *

    Sua mulher, Maria Antonia Goulart, sócia da Cervejaria Feminista, lançou um rótulo em homenagem à escritora Conceição Evaristo e o parlamentar foi convocado para ajudar a carregar as caixas da bebida pela cidade.

    NO AR
    Depois de participar da Flip, a escritora espanhola Pilar del Río passará a semana no Rio. Ela gravará participação no programa de Pedro Bial, da TV Globo.

    LONGEVIDADE
    Há quase 3 anos em cartaz no Belas Artes, o filme argentino Relatos Selvagens já foi visto por 50.122 pessoas.

    *

    Só na última exibição, que agora ocorre aos sábados, às 23h30, o cinema recebeu 30 espectadores.

    TIME
    O júri do 6º Prêmio Marcantonio Vilaça, um dos mais importantes de artes plásticas no Brasil, será composto por Paulo Herkenhoff, Anna Bella Geiger, Wagner Barja, Ricardo Resende e Marcus Lontra. Os vencedores do prêmio serão anunciados na abertura da mostra de finalistas, no MuBE, em 10 de agosto.

    INTERCÂMBIO
    O Instituto Inhotim deve receber, em 2018, o evento de palestras sobre inovação "Demand Solutions", do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O convite ocorreu após a abertura de uma exposição do Inhotim na sede do banco, em Washington.

    -

    FIM DE FESTA
    A atriz Fernanda Torres e a roteirista Maria Camargo participaram de um debate no lançamento do e-Book de "O Homem que Sabia Javanês", de Lima Barreto - autor homenageado da Flip deste ano. A youtuber Jout Jout e a atriz Bárbara Paz também passaram pelo evento, no sábado (29). No mesmo dia, o escritor José Eduardo Agualusa e a cineasta Yara Costa foram à festa da editora Planeta.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    A Associação Comercial de São Paulo recebe hoje uma palestra de Rogério Ceron sobre as normas de fiscalização do ICMS. Às 17h.

    O historiador francês Roger Chartier faz palestra hoje no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Às 14h.
    Expedito Araújo deixou o cargo de curador do Vivo EnCena e embarca amanhã para Moçambique, onde coordenará um projeto social.

    Em agosto, o escritório Benício Advogados lança aplicativo de orientação e acompanhamento processual.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO FÁVERO e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024