• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 00:14:27 -03
    Mônica Bergamo

    Número de ações contra planos de saúde é o maior da história

    14/08/2017 02h00

    O número de ações judiciais envolvendo planos de saúde disparou no Estado de São Paulo neste ano. Foram 17.114 de janeiro a julho, o maior volume já registrado na história.

    RÉGUA
    Em 2011, quando o levantamento começou a ser feito pelo Observatório da Judicialização da Saúde Suplementar do Departamento de Medicina Preventiva da USP, 3.895 ações foram julgadas.

    SOBE E DESCE
    Segundo o relatório, coordenado pelo professor Mário Scheffer, o número de decisões judiciais "cresce em ritmo mais acelerado do que a evolução da população atendida pela saúde suplementar". Desde 2014, a quantidade de usuários de planos está em queda em São Paulo e no Brasil, devido à crise econômica e ao desemprego. Em março de 2017, 17.539.718 pessoas tinham planos no Estado. Em março de 2011, o número era maior: 17.544.330.

    MENOS É MAIS
    Ainda de acordo com o levantamento da USP, há mais causas envolvendo planos de saúde do que relacionadas ao SUS, embora o sistema atenda mais gente. O principal motivo que gerou ações foi a exclusão de coberturas ou negativas de atendimentos (47,67% das decisões).

    IRMÃOS
    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) aponta outras razões, além da "lealdade de João Doria", para afirmar que dificilmente o prefeito deixará o PSDB para ser candidato a presidente: "É muito difícil que São Paulo tenha dois candidatos à Presidência, Geraldo Alckmin e Doria, com o mesmo perfil".

    NA ESTRADA
    Com agenda intensa fora de São Paulo nesta semana (ele vai a Palmas, Natal, Fortaleza e Recife), João Doria tem até recusado mais convites do que aceitado os que chegam a seu gabinete.

    *

    Entre junho e agosto, ele foi chamado para 73 viagens -37 delas fora do Estado de São Paulo.

    -

    PEÇA VALIOSA
    A peça "Boca de Ouro", com Malvino Salvador e Mel Lisboa, teve pré-estreia na quinta (10), no teatro Tucarena. Os atores Bruno Fagundes, Vera Holtz e Mara Carvalho assistiram à apresentação. A atriz Marisa Orth também passou por lá com o marido, o mestre de capoeira Dalua.

    -

    PARA ADULTOS
    A Hysteria, núcleo da Conspiração Filmes formado por mulheres com o objetivo de criar projetos sob a perspectiva feminina, lançará um trio de curtas pornô até o final do ano. A ideia é criar filmes eróticos em que elas se sintam representadas. Os filmes serão feitos com atores amadores e comandados apenas por diretoras.

    PARA ADULTOS 2
    Um dos curtas será inspirado em "De Olhos Bem Fechados", de Stanley Kubrick. A direção será de Isabel Nascimento Silva e Higia Ikeda.

    POSE
    O bailarino José Gutierrez, um dos intérpretes e coreógrafos do videoclipe "Vogue" (1990), de Madonna, virá ao Brasil em setembro para participar da Bienal Sesc de Dança, em Campinas. Ele dará uma oficina de voguing, forma de dança que surgiu em casas noturnas gays de Nova York nos anos 1980.

    OS INTERESSADOS
    Nove empresas solicitaram autorização do governo do Estado para realizar estudos de modelagem da concessão do Complexo Desportivo do Ibirapuera. A lista de aprovados será divulgada até o final desta semana. Os escolhidos serão responsáveis por subsidiar a elaboração do edital de concessão.

    REPETECO
    Antes de convidar o ex-presidente Lula e outros artistas para jantar no Rio na sexta (11), o ator Fábio Assunção já havia se encontrado com o petista em junho, em São Paulo, para falar sobre as propostas do pré-candidato para a cultura. Assunção, que mora no Rio, estava na cidade para discutir a situação da Cracolândia com movimentos sociais.

    -

    NOITE DA ARTE
    O presidente da CNI, Robson Andrade, acompanhado da mulher, Cristina Andrade, e o diretor da Pinacoteca, Jochen Volz, estiveram na quinta (10) na cerimônia do prêmio de arte Marcantonio Vilaça. O curador da premiação, Marcus Lontra, e os artistas Marcelo Gandhi e João Angelini estiveram no evento, no MuBE.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Lançamento do livro "Comentários a uma sentença anunciada: o processo Lula". Nesta segunda (14), às 18h30, na PUC-SP.

    A Great Place to Work premia as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Nesta segunda (14), às 19h, no Espaço das Américas.

    Abertura da exposição "Do Papel à Era Digital", do Tribunal de Justiça de São Paulo. Nesta segunda (14), às 14 h, no Palácio da Justiça.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO FÁVERO e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024