• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 04:46:27 -03
    Mônica Bergamo

    Delação da JBS sobre Guido Mantega sai das mãos do juiz Sergio Moro

    15/08/2017 19h08

    Danilo Verpa/Folhapress - Marcus Leoni/Folhapress
    SAO PAULO - SP - 13.02.2017 - Entrevista Joesley Batista, dono da JBS, durante entrevista a Folha na sede da empresa em Sao Paulo . (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, MERCADO) ***EXCLUSIVO***SAO PAULO, SP, BRASIL, 09.05.17 13H Entrevista com o ex-ministro da Fazendo Guido Mantega (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, MONICA BERGAMO)
    O empresário Joesley Batista e o ex-ministro Guido Mantega

    O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o juiz Sergio Moro não é competente para julgar a delação da JBS nos itens que envolvem o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

    O ministro Edson Fachin tinha enviado a delação a Curitiba e também à Justiça de Brasília.

    Ele acabou ficando vencido na votação de hoje, na 2ª Turma do STF. Os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski determinaram que a investigação seja feita na capital federal, onde já correm inquéritos sobre o BNDES e fundos de pensão.

    Guido foi acusado por Joesley Batista, da JBS, de operar para que o banco de investimento facilitasse empréstimos ao grupo.

    O advogado do ex-ministro, Fábio Tofic Simantob defendeu que o STF não deveria permitir o risco de instauração de dois processos idênticos em localidades diferentes.

    O próprio ministro Fachin já tinha ordenado que parte das investigações sobre Mantega no âmbito da delação da Odebrecht deveriam sair de Curitiba e ficar no STF e na Justiça Federal de São Paulo.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024