• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 06:18:18 -03
    Mônica Bergamo

    Delatores da Odebrecht vão para regime semiaberto

    16/08/2017 02h00

    eduardo anizelli/Folhapress
    Fachada da sede da Odebrecht na zona oeste de São Paulo
    Fachada da sede da Odebrecht na zona oeste de São Paulo

    Delatores da Odebrecht já começam a gozar dos benefícios da progressão de pena. Os primeiros são Márcio Farias e Rogério Araújo. Condenados a 19 anos e quatro meses de prisão, eles foram presos na 14ª fase da Operação Lava Jato e depois colocados em prisão domiciliar. Com a mudança de regime, vão poder sair durante o dia, voltando para casa às 22h.

    NA TRILHA
    Os dois executivos, que foram condenados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, vão continuar usando tornozeleiras.

    POUCOS E BONS
    Entre os 77 delatores da empreiteira, apenas Marcelo Odebrecht e Hilberto Mascarenhas seguem presos -o primeiro, encarcerado. O segundo, em prisão domiciliar. Os outros executivos ainda não começaram a cumprir pena.

    TIJOLO
    E delatores têm reformado suas casas para a prisão domiciliar. Alguns se mudaram para perto de familiares e estão preparando a nova residência. Um executivo da Odebrecht se prepara para cumprir a pena na casa de campo em Itaipava. E um terceiro mandou fazer um quarto com acústica para tocar bateria.

    FILA
    A disputa pelas vagas do PT ao Senado já esquentou. O ex-secretário dos Transportes Jilmar Tatto pretende disputar com o vereador Eduardo Suplicy as prévias para a candidatura.

    *

    Lula já sinalizou que, se Suplicy quiser, ele deve ter a preferência para disputar.

    DESENHO
    Serão duas vagas de senador em disputa em 2018. O ex-prefeito Fernando Haddad também é lembrado para ocupar uma delas.

    *

    Nesse desenho, Suplicy concorreria a deputado federal e a segunda candidatura seria dada a alguma legenda que se aliasse ao PT.

    -

    A LETRA DA LEI
    Juristas e advogados como Celso Bandeira de Mello, Alberto Toron, Fábio Tofic Simantob, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Marco Aurélio de Carvalho estiveram segunda (14) no lançamento do livro "Comentários a uma Sentença Anunciada - o Processo Lula". As professoras de direito Carol Proner e Gisele Cittadino, organizadoras da obra, e o ex-ministro José Eduardo Cardozo estiveram no evento, na PUC-SP.

    -

    DIA DE CÃO
    João Doria vai levar dois de seus cachorros para o SP Animal Evento, uma confraternização entre famílias e animais que a prefeitura vai realizar no domingo (20) na Praça Charles Miller, no Pacaembu. No dia haverá também uma caminhada de 1,5 km com os cães na avenida Pacaembu. A iniciativa marca o início da campanha de vacinação contra a raiva.

    TENTE OUTRA VEZ
    O Prêmio da Música Brasileira obteve autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 9,8 milhões para sua edição do ano que vem. A última cerimônia do prêmio, em julho deste ano, não teve patrocínio e contou com a participação voluntária de artistas para ocorrer.

    QUERIDA
    A cantora Alcione será o centro de um documentário que deve estrear em maio do próximo ano. As filmagens de "Eu sou a Marrom" já começaram em São Luís, no Maranhão, onde a intérprete nasceu. A diretora, Angela Zoé, afirma que o filme vai contar a história sob o ponto de vista dos fãs -Alcione tem "rejeição zero" do público "por causa da cor, do suingue e da simpatia", diz.

    -

    TODAS AS CENAS
    A programação da Semana de Arte começou na segunda-feira (14) com uma performance da atriz Maria Luisa Mendonça no teatro Tucarena. A galerista Luisa Strina esteve no evento.

    -

    É PROIBIDO
    O vereador Fernando Holiday (DEM-SP) apresentou um projeto de lei que pune "flanelinhas" (guardadores de carros) que coagirem motoristas "de qualquer forma, mesmo que velada", a contratarem seus serviços. A multa, de R$ 1.500, também seria aplicada àqueles que sugerirem um preço tabelado para vigiar veículos.

    GRAVADOR
    O vereador diz que a averiguação das denúncias teria que ser regulamentada pela prefeitura e prevê que elas poderão ser comprovadas por meio de gravação.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O ator Johnny Massaro participa da leitura da peça "Trate-me Leão", do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone. Hoje, às 21h, no teatro Tucarena.

    Nelson Cury Filho lança o livro "Sucessão ou Morte da Empresa Familiar?". Hoje, às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi

    Estreia hoje a peça "Nós, os Outros Ilesos". Às 20h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO FÁVERO e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024