• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 06:35:00 -03
    Mônica Bergamo

    Maluf terá que devolver recursos a São Paulo por ação movida há 34 anos

    30/08/2017 02h00

    Bruno Poletti - 22.out.2015/Folhapress
    Maluf em sessão solene da Assembleia Legislativa de SP em homenagem ao médico Roberto Kalil Filho
    O deputado Paulo Maluf (PP-SP)

    Uma ação que pede a devolução de recursos ao Estado de SP e tem entre os réus o deputado Paulo Maluf (PP-SP) será executada 34 anos depois de começar a tramitar na Justiça. O próprio parlamentar, que foi governador de SP de 1979 a 1982, diz não se lembrar dela.

    CORREIO ELEGANTE
    No governo de Maluf, a Imprensa Oficial do Estado foi acusada de imprimir milhares de folhetos com o estatuto do partido que ele então integrava, o PDS. Foram feitos também cartas, calendários e santinhos. O material foi doado ao próprio PDS.

    LONGA ESTRADA
    O processo começou em 1983, movido pelo governo de Franco Montoro (1916-1999), e só transitou em julgado em 2014. Foi remetido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) à Justiça paulista. Apenas no dia 11 deste mês, no entanto, a Imprensa Oficial foi intimada para iniciar o cumprimento da sentença.

    SÓ PARA CONSTAR
    "Eu nem lembro dessa ação", diz Maluf. "Fui governador há 35 anos." Ele afirma que, naquela época, era normal adversários políticos moverem ações populares uns contra os outros. "Não custava nada. Gastava papel, tempo do juiz, do Ministério Público, mas era só para criar um fato para sair no jornal. Depois todo mundo esquecia", afirma.

    CASA NOVA
    O ex-ministro Aldo Rebelo, que deixou o PCdoB, diz que só pode ir para dois partidos: o PDT ou o PSB. "Vou trocar de cônjuge, não de sexo", diz ele, descartando se filiar a uma legenda tida como mais conservadora.

    CAMARADAS
    E o ex-presidente do PT Rui Falcão criou um grupo no WhatsApp para dizer que pode ser candidato a deputado federal. "Camarada Rui, soldado Zé Dirceu se apresentando", disse, por exemplo, José Dirceu. O grupo começou com cerca de 200 pessoas, mas 67 deixaram a comunidade pouco depois.

    -

    Jorge Bispo/Divulgação
    A atriz Maria Ribeiro posa para ensaio do fotógrafo Jorge Bispo
    A atriz Maria Ribeiro posa para ensaio do fotógrafo Jorge Bispo

    À VONTADE
    A atriz Maria Ribeiro posou nua para a capa da quarta edição da revista de fotografias de Jorge Bispo, que começa a ser vendida nesta quarta (30) pelo site do artista. Ela também protagoniza o filme "Como Nossos Pais" (ver abaixo), que recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Gramado deste ano.

    -

    SOMOS OS MESMOS
    O filme "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky, teve pré-estreia na segunda (28), no Cinemark do shopping Cidade Jardim. Os atores Paulo Vilhena e Clarisse Abujamra, que protagonizam o longa, estiveram no evento. A atriz Helena Ranaldi também passou por lá.

    -

    PELA AVENIDA
    A avenida Brasil vai ganhar uma ciclofaixa de lazer ligando o parque Ibirapuera e a avenida Henrique Schaumann. Ela funcionará nos domingos e feriados. A inauguração está prevista para o dia 7 de setembro.

    PEDAL
    João Doria falou da novidade e deu mais detalhes ao apresentador Amaury Jr. num programa que vai ao ar na quinta-feira (31).

    ENCONTRO
    Vereadores do PSB e integrantes da executiva da sigla em SP se reúnem nesta quarta (30) para discutir a permanência na base de apoio do governo Doria. Alguns parlamentares defendem um discurso de radicalização em relação ao prefeito.

    CAPACETE
    O ator Hugo Bonemer foi escolhido para interpretar Ayrton Senna no musical sobre a vida do piloto que estreará em novembro, no Rio. Bonemer, que já participou de uma montagem do musical "Hair", se juntará a um elenco de 24 atores, cantores, bailarinos e acrobatas.

    AJUDINHA
    A coreógrafa americana Francesca Harper virá ao Brasil para participar da criação de "Anatomia 1", espetáculo do Balé da Cidade de São Paulo que estreará em outubro no Theatro Municipal. Harper foi consultora de dança no filme "Cisne Negro" (2010), estrelado por Natalie Portman.

    ENCONTRO
    O cantor Tiago Iorc está gravando uma música com Milton Nascimento, composta em parceria pelos dois artistas. A faixa tem a participação da Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga e deve ser lançada em outubro.

    -

    LUGAR AO SOL
    A estilista Lenny Niemeyer apresentou sua coleção de moda praia na tarde da terça (29), na São Paulo Fashion Week. A modelo Celina Locks, namorada do ex-jogador Ronaldo Nazário, desfilou. A atriz Carolina Ferraz e Paulo Borges, fundador da SPFW, foram assistir ao desfile.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O médico Raphael Gargiuli Caggiano representa a Secretaria Estadual da Saúde de SP no Desafio Mundial de Resgate. Começa hoje, na Romênia.

    Torquato Jardim está entre os jurados do 14º Prêmio Engenho de Comunicação. O resultado será anunciado dia 24 de outubro, em Brasília.

    Acontece hoje o lançamento do livro "Unidade Sindical no Brasil - Mito ou Realidade?". Às 18h30, na Livraria da Vila da alameda Lorena.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024