• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 20:16:49 -03
    Mônica Bergamo

    JBS entrega extratos de contas atribuídas a Lula e Dilma

    01/09/2017 02h00

    Pedro Ladeira - 21.jun.2017/Folhapress
    O empresário Joesley Batista, da JBS, deixa a superintendência da Polícia Federal, em Brasília
    O empresário Joesley Batista, da JBS, deixa a superintendência da Polícia Federal, em Brasília

    Os donos da JBS vão entregar extratos e explicar em detalhes, nos documentos que estão entregando ao Ministério Público Federal, depósitos feitos nas contas que atribuíram a Lula e a Dilma no exterior.

    CONTROLE
    As contas foram abertas em nome de uma offshore controlada por Joesley Batista, da JBS. Ele diz que, quando fazia negócio com o governo, depositava propina de cerca de 4%, primeiro numa conta "de Lula", no governo dele, e depois numa conta "de Dilma". O dinheiro ficaria reservado para o PT. O empresário afirma que mostrava os extratos para o então ministro Guido Mantega.

    CASÓRIO
    Cada vez que dava dinheiro para campanhas do PT no Brasil, Joesley diz que abatia contabilmente da poupança do exterior. No fim das contas, o PT gastou tudo o que tinha direito, afirma. E Joesley usou o saldo no exterior para comprar um apartamento em NY, dois barcos e até mesmo para pagar a festa de seu casamento, em 2012.

    FICÇÃO
    O ex-ministro Guido Mantega afirma que nunca negociou a doação de recursos irregulares com o empresário Joesley Batista. Lula e Dilma afirmam que jamais ouviram falar da tal conta.

    DIREITO
    Lula perdeu ação em que pedia direito de resposta à TV Globo por reportagem no "Fantástico" sobre a sentença de Sergio Moro que o condenou à prisão. O juiz Gustavo Dall'Olio diz que a Globo "fez o que lhe incumbia, informar, direito seu e da coletividade, exercitado de forma regular e profissional".

    É OUTRA COISA
    Afirma ainda que, embora a lei não exija, a emissora, "pela adoção de padrões éticos que revelam a prática do bom jornalismo", facultou a Lula o contraditório. Para ele, é a condenação "por crime contra a administração pública" que é desfavorável e ofensiva ao petista, e não "o exercício legítimo do dever de informar".

    -

    ROUPA NOVA
    A cantora Marina Lima, a atriz Alinne Moraes e a modelo Michi Provensi desfilaram na apresentação da coleção de Gloria Coelho na 44ª São Paulo Fashion Week. O maquiador Bee Xaphina também esteve no evento, na quarta (30), no hotel Unique.

    -

    ARQUIVO VERDE
    O vereador Gilberto Natalini (PV) levou ao Ministério Público do Estado as denúncias de irregularidades no setor de licenças e compensações ambientais para a realização de obras na cidade. Ele já tinha apresentado os documentos à Controladoria Geral do Município quando ainda era secretário do Verde e do Meio Ambiente.

    NOVA ETAPA
    A controladora-geral Laura Mendes de Barros foi demitida por Doria logo depois de receber as denúncias. Natalini foi exonerado um dia depois dela. "A queda [de Laura] atrapalhou a investigação", acredita o vereador, que decidiu então encaminhar os documentos para os procuradores.

    CENTRO
    O ator Marcelo Serrado, que interpreta o juiz Sergio Moro no filme "Polícia Federal - A Lei É para Todos", festeja a inclusão da cena final, em que o primo de um político guarda R$ 500 mil de propina numa mochila. É uma referência à denúncia feita pela JBS contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). "Tira essa pecha de partidarismo [do filme contra o PT]. O próximo [longa da trilogia] vai atingir o PSDB em cheio", comentou ele na pré-estreia do filme em São Paulo.

    -

    TRAMA POLICIAL
    O filme "Polícia Federal - A Lei É para Todos" teve pré-estreia paulistana na quarta (30). Membros do elenco, os atores Marcelo Serrado, Rainer Cadete, Flávia Alessandra e Bruce Gomlevsky estiveram no local. O diretor Marcelo Antunez também foi ao evento, realizado no Cinemark do shopping Eldorado, na zona oeste da cidade.

    -

    CONTATO
    A Pinacoteca fará em março do ano que vem uma exposição da pintora sueca Hilma af Klint. Ela é conhecida por ter produzido pinturas abstratas antes de artistas vistos como os pioneiros do estilo, como Kandinsky e Malevich. Hilma pintava a partir de experiências transcendentais vividas em sessões mediúnicas. Será a primeira mostra individual da pintora no Brasil, com 85 obras.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Paulo Betti participa nexta sexta (1º) de homenagem a Antonio Candido. Às 15h, na FFLCH da USP.

    Reestreia nexta sexta (1º) o espetáculo "Palavra de Stela", do diretor Elias Andreato. Às 21h30, no Teatro do Núcleo Experimental.

    A Secretaria de Estado de Turismo do Pará realiza de nexta sexta (1º) a sábado (2) palestras e degustações gratuitas no Mercado Municipal de Pinheiros. A partir das 11h.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024