• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 16:51:16 -03
    Mônica Bergamo

    Marcello Miller busca criminalista para sua defesa no escândalo da JBS

    07/09/2017 02h00

    Divulgação/MPMG
    Ex procurador da Republica, Marcelo Miller. Foto: Divulgacao/MPMG ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ex-procurador da República Marcello Miller

    O ex-procurador Marcello Miller está buscando advogados criminalistas que assumam a sua defesa no escândalo da delação da JBS.

    BUMERANGUE
    A expectativa nos meios jurídicos é grande em relação ao caminho que Miller tomará. Investigado e sujeito a operações de busca e apreensão ou mesmo à prisão, ele poderia apontar o dedo de volta para a PGR (Procuradoria-Geral da República).

    BUMERANGUE 2
    Ex-braço direito de Rodrigo Janot, o ex-procurador pode dizer, por exemplo, que fez tudo com o conhecimento dos ex-companheiros da Operação Lava Jato, hoje coordenada por Sérgio Bruno. A PGR diz que ninguém no órgão tinha conhecimento de que ele estaria ajudando a J&F na delação. Janot disse considerar os indícios sobre Miller "gravíssimos".

    PALPITE
    Como Miller já estava fora do órgão e trabalhando para escritório de advocacia contratado pela J&F, ele poderia argumentar que houve um conflito de interesses mas não crime em sua conduta. Isso só ocorreria se ficar comprovado que ele foi cooptado pela empresa, quando ainda era procurador, para ajudá-la na delação.

    TUDO CALMO
    Advogados observam que, para os padrões da Lava Jato, a PGR foi cuidadosa com Miller. Dizem que por muito menos do que foi constatado nos grampos da J&F em relação a ele, o banqueiro André Esteves teve a casa invadida pela Polícia Federal e foi levado preso para Bangu 8, no Rio. Ele tinha sido citado em uma conversa de Delcídio do Amaral com Nestor Cerveró.

    TEM LIMITE
    O deputado Jaime Martins (PSD-MG) protocolou nesta terça (5) um projeto de lei que determina que os salários de funcionários públicos que excederem o teto constitucional sejam reduzidos e que o valor excedente seja destinado ao Bolsa Família. O projeto deve ser enviado às comissões da Câmara na semana que vem.

    -

    MENINOS E MENINAS
    O MIS recebeu convidados em coquetel de abertura da exposição "Renato Russo" na terça (5). O secretário municipal de Cultura, André Sturm, esteve presente. A diretora cultural do MIS, Isa Castro, a diretora artística do Paço das Artes, Priscila Arantes, o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, o ex-diretor artístico do Theatro Municipal Cleber Papa e o diretor e curador do Festival Mix Brasil, João Federici, também compareceram.

    -

    NEGÓCIO...
    O secretário do Governo Municipal, Julio Semeghini, embarcou na segunda (4) para a China, de onde retorna no dia 13. Ele visita a feira de tecnologia em Xangai organizada pela Huawei, que doou câmeras de segurança para a prefeitura. A viagem foi paga pela empresa.

    ...DA CHINA
    "Verei como melhor utilizar [o sistema]", diz Semeghini. "Depois, visito lugares onde há aplicações similares instaladas."

    MÚSICA PARA VER
    A ópera "Orphée", de Philip Glass, terá uma montagem em janeiro do ano que vem no Rio. Glass, que estará no Brasil na próxima semana para se apresentar no Rio e em São Paulo, deve se encontrar com o diretor da produção, André Heller-Lopes.

    *

    O espetáculo é baseado no filme homônimo de Jean Cocteau que, por sua vez, é inspirado no mito de Orfeu e Eurídice.

    -

    BRASIL PANDEIRO
    Os Novos Baianos se apresentaram na sexta (1º) no Espaço das Américas. O show reuniu Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira e Luiz Galvão.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Começa nesta quinta (7) e vai até o dia 20 de setembro a mostra "Cacá Diegues - Cineasta do Brasil". A partir das 16h, no Caixa Belas Artes.

    O Sesc São Caetano apresenta nesta quinta (7) "Circus a Nova Tournée", com a Cia Circo de Bonecos. Às 16h.

    O Coro Luther King se apresenta nesta sexta (8) no Auditório Ibirapuera. Às 21h.

    O bailarino Volmir Cordeiro dança o solo "Céu" desta sexta (8) até domingo (10). Às 20h, no Sesc Belenzinho.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024