• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 01:18:58 -03
    Mônica Bergamo

    Maia prevê dificuldade nas tratativas da reforma da Previdência

    13/09/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 05-09-2017, 16h00: O presidente da república em exercício, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao lado do governador do RJ, chora ao assinar o acordo de socorro financeiro ao estado do Rio de Janeiro, no Palácio do Planalto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    Rodrigo Maia chora ao assinar o acordo de socorro financeiro ao estado do Rio de Janeiro

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirma que só depois da passagem do "furacão" que deve ser a votação da segunda denúncia contra Michel Temer será possível negociar com as lideranças no parlamento se a reforma da Previdência será ou não votada. Mesmo assim, as tratativas não serão nada fáceis.

    VIRA A PÁGINA
    Os parlamentares estariam já com certa raiva do assunto, o que exigiria uma ampla negociação para colocá-la em pauta.

    SOL
    Na segunda-feira (11), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, previu cenário mais otimista: segundo ele, a reforma será votada em outubro.

    CAMINHOS
    A defesa dos delatores da J&F tem pouca esperança de manter a delação deles integralmente em pé. Se a repactuação dos benefícios com a PGR (Procuradoria-Geral da República) não evoluir a contento, a saída para Joesley Batista e Ricardo Saud, entendem advogados criminalistas, seria partir para o tudo ou nada e tentar anular todo o processo.

    NO INFERNO
    Um dos caminhos alternativos, da rescisão do acordo apenas, seria o inferno: os delatores perderiam os benefícios e ficariam presos, mas as provas que produziram, até contra eles mesmos, continuariam a valer. Com a anulação, todas elas seriam, em tese, invalidadas.

    VÍRGULA
    Um dos fatores que poderiam levar à anulação seria a contaminação de todo o acordo pela confirmação de que o procurador Marcello Miller atuou ativamente na negociação, orientando inclusive gravações e coletas de provas. Até agora, Joesley e Saud seguem negando que isso ocorreu, dizendo que ele deu apenas orientações gerais sobre tratativas de colaboração.

    -

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Sao Paulo, SP, BRASIL, 12-09-2017: Coluna Monica Bergamo. Retrato da cantora curitibana Clarissa Bruns no bar restaurante Conceicao Discos, em SP. Clarissa faz shows em Sao Paulo (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ILUSTRADA).
    A cantora curitibana Clarissa Bruns no bar restaurante Conceicao Discos

    VOCAÇÃO
    Quando a paranaense Clarissa Bruns decidiu se tornar cantora, aos 18 anos, mudou-se para o Rio e foi recebida na casa de Elza Soares -as duas se conheceram dois anos antes, em Curitiba.

    *

    A primeira faixa do álbum "Entre", que ela apresenta em show que ocorre nesta quarta (13), no Teatro Itália, tem o arranjo inspirado no mais recente disco de Elza, que se diz até hoje a "madrinha musical" da cantora.

    *

    Clarissa diz que as composições de "Entre", assinadas por ela própria, refletem um novo nível de maturidade em sua carreira. O disco reúne estilos como samba, reggae e maracatu.

    -

    TUDO BEM?
    A atriz Luiza Brunet se reencontrou com o ex, Lírio Parisotto, na segunda (11), na 4ª Vara da Família e Sucessões. Os dois se cumprimentaram de forma polida -mas a audiência de conciliação entre eles foi um fracasso.

    DE PASSAGEM
    Brunet alega que foi casada com o empresário. Numa conversa inicial antes do processo, chegou-se a falar na possibilidade de ela receber R$ 100 milhões. Os advogados de Parisotto, no entanto, não concordaram. E seguem sustentando que não é "possível transformar um namoro em união estável só para alcançar um objetivo financeiro inexistente".

    DESPEDIDA
    A desembargadora Maria Cecília Pereira de Mello está se aposentando do cargo no TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

    PORTAS FECHADAS
    Cibelle Cavalli Bastos, artista que participava da mostra sobre gênero "Queermuseu", interrompida pelo Santander Cultural em Porto Alegre, afirmou que "é um absurdo [a instituição] cometer esse ato de censura". O encerramento antecipado ocorreu devido a protestos nas redes sociais, em especial do MBL (Movimento Brasil Livre), que reclamavam que a exposição continha apologia à pedofilia, à zoofilia e ataques ao cristianismo.

    DEBATE
    Cibelle diz que o banco "poderia, por exemplo, ter organizado um painel de discussão sobre a temática" como resposta. Em nota, o Santander justificou o cancelamento afirmando que alguns visitantes enxergaram "desrespeito a símbolos e crenças" na mostra, o que não faz parte da "visão de mundo" da instituição.

    -

    MEMÓRIAS DO CABARÉ
    A peça "Hortance, a Velha", que tem a atriz Grace Gianoukas no elenco e texto do ex-secretário municipal de Educação Gabriel Chalita, teve sessão de estreia encenada no sábado (9) no teatro Renaissance. Os atores Sérgio Mamberti e Clarisse Abujamra, a apresentadora Mariana Godoy, o empresário Reinaldo Kherlakian e sua mulher, Adele, estiveram na plateia.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    A segunda edição do LiveTalks acontece nesta quarta (13). A partir das 9h, na Unibes Cultural.

    Modesto Carvalhosa palestra nesta quarta (13) na abertura do conselho do MDA.

    O livro "Você Não Vai Mais Conseguir Vender Assim" tem lançamento nesta quarta (13). Às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

    O projeto Sônico começa nesta quarta (13) com show das bandas Meia Noite em Marte e Jonnata Doll e os Garotos Solventes. Às 22h, no Teatro Sérgio Cardoso.

    Fernando Zilveti lança nesta quarta (13) o livro "A Evolução Histórica da Teoria da Tributação". Às 19h, na Livraria Saraiva do shopping Higienópolis.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024