• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 12:30:28 -03
    Mônica Bergamo

    Reação do mercado enfraquece tese de que J&F quebraria sem Wesley e Joesley

    15/09/2017 02h00
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    A reação positiva do mercado em relação à troca de comando na J&F enfraquece o principal argumento de Joesley Batista para conseguir o perdão judicial: sem ele e sem o irmão Wesley à frente da empresa, ela poderia quebrar.

    LINHA DIRETA
    Depois da delação, Joesley sempre repetia que tinha exigido da PGR (Procuradoria-Geral da República) a liberdade como contrapartida por uma questão empresarial: ele e o irmão precisariam estar soltos para negociar direta e pessoalmente a venda de ativos que solucionaria o endividamento e permitiria a sobrevivência do conglomerado.

    EM CASA
    Além da prisão, Joesley teve que enfrentar a reação da mulher, Ticiana Villas Boas, aos diálogos gravados entre ele e o executivo Ricardo Saud. O problema até agora foi contornado pela constatação de que um desentendimento definitivo do casal, neste momento, poderia ter consequências emocionais devastadoras para o executivo. Os dois têm um filho, Joesley, de dois anos.

    ESPERANÇA
    Antes da confusão, Joesley tinha confiança de que conseguiria recuperar a boa imagem, dele e da empresa, e que Ticiane conseguiria voltar a trabalhar.

    NA RUA
    Entre as várias pedras nesse caminho imaginado pelo empresário, no entanto, está também o fato de que ele envolveu uma das filhas de Silvio Santos, patrão de Ticiane no SBT, na delação premiada.

    *

    O empresário disse que conversou com o marido de Patrícia Abravanel, o deputado Fábio Faria (PSD-RN), sobre propina num jantar em que ela estava.

    EM CASA
    A vida de Ticiane sofreu uma reviravolta tão grande que ela, conhecida e querida do público, não conseguia sair na rua sem algum tipo de disfarce.

    -

    LADO A LADO
    A Arcah (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade) lançou, na quarta (13), a campanha "Nós", série clicada pelo fotógrafo Gabriel Wickbold e que reúne retratos de celebridades com moradores de rua. A modelo Luciana Gimenez, uma das participantes do projeto, esteve presente. O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, e as empresárias Duda e Sofia Derani também compareceram.

    -

    MOSTRA POLÊMICA
    A bancada cristã da Câmara Municipal de SP fez um requerimento que pede que o Ministério Público Federal apure "ilícitos penais" e "atos de improbidade administrativa" por parte do Ministério da Cultura, de executivos do Santander e do curador da mostra "Queermuseu".

    'CAUSA GAY'
    Para os 14 vereadores que assinam o documento, a mostra desrespeitou artigos do Estatuto da Criança e Adolescente e do Código Penal e "constitui desrespeitosa difusão da 'causa gay'". Eles pedem que a Justiça proíba que a exposição volte a ser exibida "até que se assegure o respeito aos princípios e normas constitucionais".

    APOIO
    E o deputado federal Hidekazu Takayama (PSC-PR), líder da bancada evangélica na Câmara, "enalteceu" a ação do MBL (Movimento Brasil Livre) na crítica à exposição "Queermuseu". "Vemos jovens que estão atentos a essas vergonhas. Essa nação ainda tem jeito", disse o parlamentar em plenário.

    ALÔ
    A Secretaria Nacional do Consumidor pretende reformular as regras dos serviços de atendimento ao consumidor. Entre as mudanças propostas estão a obrigatoriedade de resolver o problema no primeiro contato e de a empresa retornar a ligação se a linha cair no meio do atendimento.

    MULTIDÃO
    A Pinacoteca bateu recorde de público no último feriado prolongado, uma semana após a abertura da retrospectiva do pintor Di Cavalcanti. Entre quinta (7) e domingo (10), o museu contabilizou 12.333 visitantes. A média de público em períodos semelhantes é de 5.000 pessoas.

    -

    CÓPIA PERFEITA
    A comédia "Duas de Mim", dirigida por Cininha de Paula, teve pré-estreia na quarta (13), no Cinemark do shopping Pátio Paulista. As atrizes Letícia Lima e Thalita Carauta, o cantor Latino e o chef André Mifano, que participam do longa, compareceram ao evento. A atriz Maria Maya também passou por lá.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Nasceu nos EUA Theo Hauptman Parente, filho de Pedro Parente, presidente da Petrobras, e a gestora de investimentos Lucia Hauptman.

    O Auditório do Ibirapuera recebe a orquestra de câmara I Musici de Montréal, sob a regência do maestro Jean-Marie Zeitouni. Às 20h.

    O espetáculo "Enquanto as Crianças Dormem" reestreia nesta sexta (15). Às 21h, no Teatro Viradalata.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024