• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 02:31:22 -03
    Mônica Bergamo

    Reforma da Previdência tem no máximo 200 votos, diz Maia

    25/09/2017 02h00
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Ueslei Marcelino - 26.jun.2017/Folhapress
    O presidente Michel Temer
    O presidente Michel Temer

    O governo deve ganhar a disputa pela rejeição da nova denúncia contra Michel Temer -mas a batalha pela reforma da Previdência já está praticamente perdida. A constatação é da própria base parlamentar que apoia o presidente da República.

    XÔ, REFORMA
    "Vamos ter mais apoios contra a nova denúncia do que obtivemos na anterior", diz o deputado Beto Mansur (PRB-SP), que faz a contabilidade dos votos pró-governo na Câmara. Já a Previdência está na berlinda. "Podemos até conseguir alguma coisa. Mas ninguém quer mais mexer com essa pauta, que é desgastante. Deputado nenhum quer votar isso", diz.

    PARA DEPOIS
    A dificuldade aumenta quando se verifica que "a economia está se recuperando sem a reforma da Previdência". Ela não seria, portanto, tão urgente.

    MEIO VAZIO
    O próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já disse que os parlamentares estão "com raiva" do tema. E avalia que a reforma da Previdência, hoje, teria "entre 150 e 200 votos". Para aprová-la seria necessário o apoio de pelo menos 308 parlamentares.

    FICA PRA DEPOIS
    O depoimento do advogado Rodrigo Tacla Duran, que trabalhou com a Odebrecht, vive na Espanha e de lá dispara acusações contra a empreiteira e também contra a força-tarefa da Operação Lava Jato, foi cancelado. Ele seria realizado na terça (26) mas, segundo o deputado Capitão Augusto (PR-SP), problemas técnicos levaram ao adiamento.

    DE LONGE
    O fluxo de turistas russos para o Brasil quase dobrou entre 2008 e o ano passado. Saltou de 13 mil para 24 mil.

    *

    No embalo da notícia e da Copa da Rússia, no próximo ano, a Embratur abriu uma nova unidade do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) naquele país.

    -

    Bob Wolfenson/Divulgação
    Retrato da atriz Laura Neiva
    Retrato da atriz Laura Neiva

    ELAS
    A atriz Laura Neiva é uma das 58 mulheres retratadas no livro que o fotógrafo Bob Wolfenson lança em novembro pela Terra Virgem Edições. Anitta, Sônia Braga e Rita Lee também figuram na publicação. As fotos foram selecionadas do acervo de quase 50 anos de carreira de Wolfenson.

    -

    BRINCADEIRA CHATA
    O MPT-SP (Ministério Público do Trabalho) processou o SBT pedindo que a emissora pague R$ 10 milhões de indenização por "danos morais coletivos" por casos como o ocorrido em junho com a apresentadora Maisa Silva no "Programa Silvio Santos". Na ocasião, Silvio sugeriu que a jovem de 15 anos namorasse o apresentador Dudu Camargo, 19, que também participava da atração. A menina mostrou desconforto, segundo o MPT -ainda assim, Silvio insistiu na brincadeira.

    NA CAIXA
    A ação alega que houve "violações aos direitos à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem" de empregados da emissora. O órgão também cita cena do "Programa do Ratinho" em que o apresentador chuta uma caixa de papelão "em que se encontrava a assistente de palco Milene Uehara". O SBT diz que não tem conhecimento da ação, não foi notificado e "não irá se pronunciar".

    -

    CHEIO DE BOSSA
    O músico Roberto Menescal fez show no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil, na quinta (21), ao lado de Ivan Lins e Leila Pinheiro. A apresentação celebra os 80 anos que Menescal completa em outubro. A gerente geral do CCBB, Sueli Voltarelli, e o superintendente regional do CCBB de São Paulo, Euler Mathias, assistiram ao espetáculo.

    -

    SONS E VOZES
    A Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) trará a SP, na terça (26), um concerto da cantora de jazz Jane Monheit em homenagem a Ella Fitzgerald.

    *

    Em outubro, a organização promove show com o pianista Chick Corea e o baterista Steve Gadd.

    TABELA
    O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal) participa de um debate na quarta (27) sobre reforma tributária promovido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Discutem o tema também o economista Bernard Appy, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e o advogado Luiz Gustavo Bichara.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O juiz Rodrigo Capez lança nesta segunda (25) o livro "Prisão e Medidas Cautelares Diversas". Às 18h, na livraria Saraiva do shopping Pátio Higienópolis.

    O Prêmio Jovem Brasileiro ocorre nesta segunda (25), na Sala São Paulo, com apresentação de Wanessa Camargo. A partir das 19h.

    Caco Ciocler lança nesta segunda (25) o livro "Zeide". Na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 19h.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024