• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 09:53:59 -03
    Mônica Bergamo

    Delatores da Odebrecht começam a receber intimação do STF

    02/10/2017 02h00

    Paulo Whitaker/Reuters
    Sede da Odebrecht em São Paulo
    Sede da Odebrecht em São Paulo

    Delatores da Odebrecht começaram a receber uma intimação do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre os acordos de colaboração que fizeram com a Justiça e passaram a tomar conhecimento das mudanças determinadas por Cármen Lúcia em cada um deles.

    VOCÊ DECIDE
    Um exemplo é sobre o momento do cumprimento de penas. O MPF (Ministério Público Federal) defendia que ele começasse imediatamente após a homologação do acordo. Mas a ministra interpretou que o cumprimento da pena antes de uma condenação definitiva é uma escolha do colaborador.

    PONTE AÉREA
    O acordo com o MPF também previa a renúncia sobre 100% dos bens não declarados mantidos fora do país. Para o STF, no entanto, o colaborador só pode abrir mão da parcela do patrimônio que lhe pertence, não podendo renunciar a bens de terceiros, como os que estão em uma conta conjunta com a mulher, por exemplo.

    BRONZEADO
    O doleiro Adir Assad, preso na Operação Lava Jato, disse em um dos anexos de sua pré-delação premiada que Paulo Vieira Souza, conhecido como Paulo Preto, ex-diretor da Dersa no governo de José Serra (PSDB), usava o cômodo inteiro de uma casa para guardar dinheiro. Assad relatou que funcionários comentavam que o dinheiro era colocado no sol às vezes, para evitar mofo.

    MAIS UM
    Paulo Souza diz que conheceu Assad há 20 anos em provas de corrida de rua. "A história é engraçada, dá mídia, mas é uma calúnia", afirma. Se a declaração estiver na delação oficial, o doleiro terá que responder também por esse crime à Justiça, afirma Souza.

    CASO COMOVENTE
    A vida da socialite Ângela Diniz vai virar filme. Cristiana Villas Boas, filha de Ângela, cedeu os direitos da história da mãe ao cineasta Hugo Prata, diretor de "Elis".

    -

    AMIGOS DO REI
    O cantor Roberto Carlos compareceu ao lançamento do livro "Ao Som de um Violino", escrito pela atriz Caroline Verban. O comediante Tom Cavalcante, o maestro Renato Misiuk e a cantora Karin Martins também estiveram presentes no evento, realizado na quinta (28), em São Paulo.

    -

    DE CARA
    A CPI da JBS decide nesta semana se submete Henrique Meirelles, da Fazenda, a uma acareação com Joesley e Wesley Batista, donos da empresa. O ministro foi presidente do conselho de administração da J&F, holding do grupo.

    *

    Autor do pedido, o deputado Félix Mendonça (PDT-BA) diz que o encontro pode esclarecer os fatos que a CPI se propõe a investigar.

    RECUPERAÇÃO
    A editora Panda Books vai aproveitar a estreia do filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", no dia 12, para relançar o livro homônimo escrito por Danilo Gentili em 2009, que deu origem ao longa-metragem. A nova edição foi reescrita e desenhada à mão por Gentili, que também atua no filme dirigido por Fabrício Bittar.

    CINEMA À PAULISTA
    O secretário estadual da Cultura, José Luiz Penna, assinou na sexta (29) uma resolução que formaliza o apoio da Sabesp a projetos de filmes selecionados no Programa de Fomento ao Cinema Paulista. A norma estabelece que 3% do Imposto de Renda devido pela empresa sejam destinados a projetos já aprovados em leis de incentivo.

    CINEMA 2
    E a secretaria pretende formar uma comissão com representantes de municípios paulistas com o objetivo de criar atrativos para que produtores de cinema realizem filmagens em cidades do interior.

    JOGO TRUNCADO
    O São Paulo Futebol Clube afirma que não convidou Clóvis de Barros Filho para fazer palestra motivacional. "Foi o professor que procurou o time para entregar um livro ao Hernanes", diz o comunicado.

    -

    MASCARADAS
    A exposição "Guerrilla Girls: Gráfica, 1985-2017", foi aberta na quinta (28), no Masp. Três artistas do grupo, que usam máscaras de gorila e os pseudônimos Shigeko Kubota, Käthe Kollwitz e Frida Khalo, passaram por lá. O diretor artístico do Masp, Adriano Pedrosa, a diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, e a crítica de arte Isabella Rjeille também compareceram.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Hoje é o último dia para indicar nomes para concorrer ao Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns

    As inscrições para o Mobifilm 2017 vão até o dia 20 de outubro.

    A exposição de fotos "Meninas Guerreiras" abre hoje. Às 10h, no hospital Perola Byington.

    A Galeria Virgilio abre a mostra "Um Passo a Mais e se Desfaz", da pintora Ana Calzavara. Amanhã, às 19h.


    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024