• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 10:17:47 -03
    Mônica Bergamo

    Governo abre em novembro concurso nacional para o Mais Médicos

    16/10/2017 02h00

    O Ministério da Saúde vai abrir em novembro novo concurso para selecionar brasileiros para o programa Mais Médicos.

    BYE BYE
    Apesar da intenção declarada de substituir os médicos cubanos por profissionais do país, a dependência deles ainda é grande já que boa parte dos doutores brasileiros abandona o posto depois de seis meses. Quando isso ocorre, Cuba é acionada para enviar seus médicos.

    CADEIRA VAZIA
    No último concurso, em fevereiro, 6.285 médicos brasileiros se inscreveram, para 2.320 vagas. Só 1.626 se apresentaram para trabalhar. Destes, cerca de 30% já deixaram seus postos.

    PLANO
    E o governo cubano está incomodado com a falta de clareza sobre o número de médicos do país que ainda serão chamados para vir ao Brasil. Reclamou da situação com o ministro Ricardo Barros.

    MALA...
    Fernando Haddad segue recheando a agenda de compromissos pelo Brasil. Deve viajar nas próximas semanas para Florianópolis (SC), Belém (PA), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro.

    ... E CUIA
    Tido como uma das alternativas do PT caso Lula não seja candidato, o ex-prefeito foi aconselhado pelo próprio petista a viajar pelo país.

    NOVOS TEMPOS
    Paulo Betti foi agredido verbalmente por um grupo de senhoras no Masp, em São Paulo. O ator visitava a exposição de Toulouse-Lautréc quando elas pediram para tirar uma foto com ele. Ao se aproximarem, começaram a repetir "Lei Rouanet, Lei Rouanet", enquanto uma outra capturava a imagem.

    NOVATOS
    Os empresários Hélio Seibel e Renata Paula passaram a integrar o conselho consultivo da Apac, organização social que administra a Pinacoteca. Uma das funções do conselho é encontrar novos patronos para a instituição.

    -

    Karime Xavier/Folhapress
    As cantoras Karol Conka (esq.) e Lei Di Dai
    As cantoras Karol Conka (esq.) e Lei Di Dai

    ALTAS HORAS
    A cantora Lei Di Dai (à direita na foto acima), se apresentará em uma festa realizada no topo do Shopping Light, no centro de São Paulo, na madrugada do dia 22. "Vou manter toda a onda positiva de quem chegar", diz a intérprete.

    A "after party" vem na sequência do Festival Pilantragi, que ocorre no estádio Ícaro de Castro, no Ibirapuera, às 11h do dia 21. A rapper Karol Conka é uma das atrações do evento, que também terá Daniela Mercury e Johnny Hooker.

    -

    CÂMERA
    O cineasta Nelson Pereira dos Santos, diretor de "Rio 40 Graus" (1955) e "Vidas Secas" (1963), será objeto de um documentário dirigido por Ivelise Ferreira e Aída Marques. A obra, que retratará a trajetória do diretor desde os anos 1950, deve ser lançada em outubro do ano que vem, quando ele completa 90 anos.

    *

    O longa é uma coprodução da MP2 com a GloboNews, a Globo Filmes e o Canal Brasil.

    -

    REGISTRO DO TEMPO
    A exposição "Lembrei que Esqueci", que celebra os 60 anos de carreira da escultora e pintora Amelia Toledo, abriu na quinta (12), no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). O artista Claudio Tozzi, o arquiteto Pedro Mendes da Rocha, o colecionador de arte Julio Landmann e a gerente do CCBB, Sueli Voltarelli, compareceram. A mostra tem curadoria de Marcus Lontra.

    -

    DE MEMÓRIA
    Newton Ishii, o "japonês da federal", está dando depoimentos sobre sua vida ao jornalista Luís Humberto Rocha Carrijo. A ideia é transformar o conteúdo num romance histórico semi-ficcional.

    DE MEMÓRIA 2
    O policial ficou famoso por participar da prisão e depois conviver, na carceragem, com os presos mais célebres da Operação Lava Jato. O autor ainda não fechou a editora que vai publicar a obra.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho assinam a lista de convidados da pré-estreia do filme "Pelé - O Nascimento de Uma Lenda". Hoje, às 20h30, no Cinemark do shopping Iguatemi.

    Paulo Miklos faz show hoje na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Às 19h.

    Mary Lou Williams Ensemble se apresenta hoje com a Big Band Emesp. Às 20h, no Museu da Casa Brasileira.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024