• Colunistas

    Friday, 08-Nov-2024 09:53:20 -03
    Mônica Bergamo

    STF se divide entre plenário e turma sobre tramitação do caso Battisti

    20/10/2017 02h00

    O STF (Supremo Tribunal Federal) está dividido em relação à tramitação do caso do italiano Cesare Battisti, ameaçado de extradição pelo governo de Michel Temer. Uma parte defende que o assunto seja apreciado pelo plenário da corte. A outra, por uma das turmas.

    PRIMEIRO ATO
    O ministro Gilmar Mendes já conversou com o colega Luiz Fux, relator do caso. "Atos do presidente da República devem ser julgados pelo pleno", ou seja, pelos 11 magistrados do tribunal, diz ele. Battisti ficou no país por decisão do então presidente Lula, em 2010, e pode ser extraditado por ato de Temer.

    DEBATE
    Fux diz que o tema "exige cautela" já que o ato de Lula determinando a permanência de Battisti no Brasil, em 2010, foi referendado pelo próprio STF. Ele submeterá a discussão à 1ª Turma. Se ela entender que "se trata de um novo pedido de extradição", o caso fica no próprio colegiado, afirma. Se a conclusão for de que o questionamento é sobre ato presidencial, vai para o plenário.

    MENTE SANA
    O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política na Câmara dos Deputados, já comunicou ao PT que não será candidato à reeleição. "Meu grau de sanidade não permite", afirma.

    MALUQUICE
    Cândido diz que desistiu por causa do fracasso da reforma e do sistema de financiamento eleitoral. "A política é muito mais nobre do que essa maluquice de ficar correndo atrás de dinheiro [para pagar a campanha]."

    QUEM ACREDITA?
    Segundo ele, "as campanhas continuarão criminosas. Estimativas mostram que o gasto no Brasil nas eleições é três vezes maior do que o declarado oficialmente". Na eleição de 2016, foram declarados gastos de
    R$ 3,2 bilhões. "Dá R$ 6 mil por candidato [concorreram 497 mil]. Alguém acredita nisso?", afirma Cândido.

    -

    TACADA CERTA
    Galvão Bueno recebeu convidados para um torneio beneficente de golfe no São Fernando Golfe Club, em Cotia, na quarta (18). Os pilotos Rubens Barrichello e Cacá Bueno, o ator Felipe Simas e a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari estiveram no evento. O ator e cantor Evandro Mesquita também passou por lá.

    -

    PARABÉNS
    Marcelo Odebrecht recebeu, na quarta (18), mais de cem cartões e emails por seu aniversário de 49 anos. Os cumprimentos foram enviados para os advogados do empreiteiro, que segue preso em Curitiba.

    TODOS UNIDOS
    Entraram em contato membros da alta cúpula da administração atual da empreiteira, executivos que foram desligados da empresa depois da Operação Lava Jato e outros funcionários da Odebrecht.

    GRANULADO
    A vereadora Sâmia Bomfim (PSOL) reuniu 19 assinaturas de colegas de nove partidos e protocolou na Câmara o pedido de abertura de CPI para investigar o Alimento para Todos, programa da prefeitura que envolve parceria com a Plataforma Sinergia na distribuição da farinata. O texto questiona a falta de informações sobre o produto e a empresa. Sâmia divulgou um antigo vídeo em que Doria diz que "pessoas humildes" não têm hábito alimentar.

    PÚBLICO
    O novo centro cultural do Instituto Moreira Salles na avenida Paulista recebeu 107 mil visitantes desde sua abertura, em setembro. O local completa um mês de funcionamento nesta sexta (20).

    FOLIÕES
    A Secretaria de Prefeituras Regionais anunciou os membros da Comissão dos Blocos de Carnaval, que discutirá as regras da festa de rua paulistana do ano que vem.

    *

    O grupo reúne onze representantes de blocos como Alê Youssef, do Acadêmicos do Baixo Augusta, Ronaldo Bitello, da Confraria do Pasmado, e Cesar Pacci, do Bangalafumenga.

    -

    NOITE DE TELONA
    A 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo teve abertura na quarta (18), no Auditório Ibirapuera. O apresentador Serginho Groisman foi mestre de cerimônia ao lado da diretora do evento, Renata de Almeida. Os atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, a cantora Marina Lima e o produtor Emilio Kalil compareceram ao evento, que teve exibição do filme "Human Flow".

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Herman Benjamin participa hoje do seminário "O Direito Ambiental na Dimensão Constitucional". No IDP-SP.

    Otto e As Bahias e a Cozinha Mineira fazem show hoje. Às 22h, na Audio.

    O Prêmio Itaú-Unicef anuncia hoje os primeiros vencedores regionais de sua 12ª edição. Às 19h.

    A ópera "Liquid Voices" estreia hoje. Às 21h, no Sesc 24 de Maio.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024