• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 03:41:15 -03
    Mônica Bergamo

    Bolsonaro viajará a Hong Kong, Japão e Coreia do Sul em 2018

    21/11/2017 02h00

    Jair Bolsonaro deve viajar a Hong Kong no começo de 2018, num roteiro que inclui Japão e Coreia do Sul.

    O ECONOMISTA
    E, no esforço de se tornar palatável para o mercado, ele promete divulgar, na sexta (24), o nome do misterioso economista de primeiro time que já estaria auxiliando sua campanha eleitoral.

    SEGUNDO ANDAR
    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) editou súmula consolidando o entendimento de que avós não podem ser acionados pelos netos para receber pensão alimentícia sem antes esgotarem todos os esforços para que o sustento seja arcado pelos pais.

    TODO OUVIDOS
    Marcelo Odebrecht foi intimado a prestar depoimento nesta terça (21) sobre a Operação Sépsis, que apura desvio de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

    *

    O empreiteiro, que é testemunha de acusação convocada pelo Ministério Público Federal, vai depor via videoconferência na Justiça Federal de Curitiba.

    PRIMEIRO DA FILA
    As eleições no Chile mobilizaram delegações de vários países da América Latina. O pleito abre o que vem sendo chamado de superciclo de oito eleições presidenciais no continente até o fim de 2018. Gilmar Mendes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi a Santiago acompanhar a votação.

    ARRASTÃO
    Além de Chile, devem eleger novo presidente Honduras, Costa Rica, Paraguai, Colômbia, Venezuela, México e Brasil. Em 2019 serão seis eleições: Bolívia, Argentina, Uruguai, El Salvador, Panamá e Guatemala.

    ARRASTÃO 2
    A característica comum a todas elas, segundo Daniel Zovatto, diretor regional do grupo Idea (Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral), é a incerteza e a chance de reordenamentos "até há pouco inimagináveis", como o que ocorreu nos EUA com Donald Trump.

    -

    NO RINGUE
    As cantoras Anitta, Claudia Leitte e Karol Conka se apresentaram na festa Combatchy, no domingo (19), no Espaço das Américas. A bailarina e coreógrafa Arielle Macedo também participou do show. A funkeira Jojo Todynho compareceu ao evento.

    -

    SEGUNDO ROUND
    Gilberto Gil está revendo todos os contratos firmados com antigas gravadoras. Ele quer rediscutir percentuais de direito digital, que não existiam quando os primeiros acordos foram firmados. A conversa com a Universal, primeira gravadora do cantor, foi parar na Justiça -e ele ganhou o round inicial, em primeira instância.

    GRAVADOR
    E Gil volta a SP no sábado (25) com o show "Trinca de Ases", em que divide o palco com Nando Reis e Gal Costa. A apresentação, no Espaço das Américas, será gravada para um DVD, além de transmitida ao vivo pelos canais BIS e Multishow.

    IMPORTAÇÃO
    O Balé Nacional da China deve realizar uma turnê em maio de 2019 no Brasil. Um dos espetáculos no programa será "Lanternas Vermelhas", dirigido por Zhang Yimou, que assinou também a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim. Estão previstas 12 apresentações em São Paulo, Rio e duas outras cidades a definir.

    IMPORTAÇÃO 2
    O MinC autorizou a captação de R$ 4,6 milhões para a turnê, que será produzida pela Dell'Arte. A companhia chinesa de energia State Grid será a patrocinadora.

    MADE IN BRAZIL
    O arquiteto e urbanista Jaime Lerner vai apresentar seu projeto de revitalização da orla do rio Guaíba de Porto Alegre em Cannes, na França. Lerner aceitou o convite do presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva, para representar o Brasil no Mipim Awards 2018, evento internacional de imóveis.

    -

    TOCANDO JUNTO
    O músico João Suplicy, filho do vereador Eduardo Suplicy, fez show com o grupo Big Band Na Gaveta, que tem entre seus 12 integrantes o flautista Jorge Cirilo, no Bar Brahma, no sábado (18).

    -

    CURTO-CIRCUITO

    A Fenapef realiza nesta terça (21) e quarta (22) 1º Congresso de Jornalismo e Segurança Pública. Em Brasília.

    Marina Silva palestra nesta terça (21) durante a inauguração do Civi-Co, centro de "coworking" para empreendedores sociais. Em Pinheiros.

    Lior Suchard se apresenta nesta terça (21) no Buffet França em comemoração aos 25 anos da ONG Ten Yad.

    Jadelson Andrade lança nesta terça (21) o livro "Crônicas do Coração", sobre sua amizade com Jorge Amado e Zélia Gattai. Às 19h, no La Macca.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024