• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 11:17:02 -03
    Mônica Bergamo

    Secretário do consumidor recebeu solidariedade antes de deixar o cargo

    25/11/2017 02h00

    Sérgio Lima/Folhapress
    Vista aérea da Esplanada dos Ministérios
    Vista aérea da Esplanada dos Ministérios

    A pressão no Ministério da Justiça para a demissão do secretário nacional do consumidor, Arthur Rollo, se intensificou na quinta (23). E gerou uma corrente de solidariedade que fez o telefone dele tocar sem parar na manhã de ontem. A todos Rollo respondia que não tinha sido informado oficialmente de nada.

    GUERRA
    Desde a sua posse, em março, Rollo teve embates com o setor de seguros de saúde, com áreas do governo que defendiam a criação de planos populares de saúde e com o setor de aviação.

    VAI E VEM
    Amigos e familiares de Luciano Huck aguardavam com expectativa o pronunciamento que o apresentador afirmou que fará nos próximos dias sobre sua eventual candidatura presidencial. Huck informou a eles que não será candidato. Mas muitos achavam, até a sexta (24), que ele "muda de ideia a cada quatro horas" e poderia recuar.

    DIGA AO POVO
    Um dos amigos e conselheiros de Huck dizia que, se ele tiver "o mínimo de amor à vida profissional", se retira da disputa. A aposta de interlocutores do círculo íntimo do apresentador é a de que ele dê a entender que está fora da eleição –deixando, no entanto, a porta aberta para ainda mudar de ideia.

    PEDRAS
    Uma das constatações de interlocutores que temem que ele insista na candidatura é a de que a ideia não uniu sequer a família. Rachou também o movimento Agora!, que ele passou a integrar, e o PPS, partido do qual se aproximou.

    PANCADA
    Jair Bolsonaro diz que deseja "sorte" a Huck caso queira se candidatar. "Resta saber se ele tem o couro duro para aguentar a pancada", diz. "Candidato fica nu, pendurado de cabeça para baixo e apanhando sem parar."

    NADA A VER
    O deputado diz que, ao contrário de Lula, não acredita que Huck seja o candidato da TV Globo. "Não é porque trabalha lá que terá apoio da emissora", afirma.

    -

    NAÇÕES AMIGAS
    A Câmara Portuguesa de Comércio comemorou 105 anos com um jantar na quinta (23). O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, o embaixador de Portugal, Jorge Dias Cabral, e o presidente da Câmara Portuguesa, Miguel Setas, compareceram ao evento. O embaixador da União Europeia, João Cravinho, a empresária Paula Amorim e o presidente da Petrobras, Pedro Parente, passaram por lá.

    -

    COFRE
    A Justiça negou o pedido de liminar do conselho federal da OAB na ação civil pública em que a entidade pede a regularização do repasse, previsto em lei, de 3% da arrecadação das loterias federais ao Fundo Nacional de Cultura. A ação afirma que os recursos vêm sendo retidos reiteradamente.

    COFRE 2
    Na decisão, o juiz afirma que "o fato de os valores correspondentes à execução da despesa serem inferiores aos da receita não leva necessariamente à conclusão de que ocorre retenção indevida". A OAB recorrerá da decisão, que, por ser provisória, não encerra a tramitação da ação.

    -

    ENTRE PARES
    O Movimento de Defesa da Advocacia realizou um jantar na terça (21). Os advogados Roberto Podval, Pierpaolo Bottini, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Alberto Zacharias Toron, Tales Castelo Branco e Helena Castelo Branco passaram por lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, recebeu da Aberje o prêmio "trajetória do Ano".

    Renata Lorena e Paulo Cesar Andrade comemoram aniversário na reinauguração do Alucci Alucci.

    José Almeida e os chefs Paulo Shin e Reinaldo Lee fazem evento de gastronomia coreana. Hoje, das 11h às 18h, no restaurante Komah.

    Lia Sophia faz show do álbum "Não Me Provoca". Hoje, às 21h, no Sesc Pompeia.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024