• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 09:36:48 -03
    Mônica Bergamo

    Ex-advogada do Trench Rossi Watanabe processa o escritório

    05/12/2017 02h00

    Alan Marques - 12.ago.2013/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, BRASIL, 12-08-2013. às 11h30. Prédio do STF com a estátua da Justica. O julgamento do mensalão, o mais longo da história do Supremo Tribunal Federal (STF), chega à fase de análise dos recursos das defesas nesta quarta-feira. A Corte começa a se debruçar sobre os questionamentos de 25 réus condenados, que tentam modificar a decisão do STF sobre um processo que teve 37 acusados julgados. Logo no primeiro dia desta etapa, os ministros terão que decidir sobre uma questão crucial: se a sentença de condenação de 11 réus poderá ser revista.(FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER
    Prédio do STF com a estátua da Justica.

    O caso da advogada Esther Flesch com o escritório Trench Rossi Watanabe, um dos maiores do país, foi parar na Justiça. Ela propôs uma ação pedindo acesso a documentos internos, e comuns, para se defender em processos. E quer receber honorários aos quais diz fazer jus.

    RESPEITO ANTIGO
    O escritório também deve acioná-la. Esther integrou a banca por 30 anos e era uma de suas principais e mais respeitadas sócias. Saiu na esteira do caso da JBS, quando foi revelado que o ex-procurador Marcello Miller tinha sido contratado pelo Trench para participar do acordo de leniência da empresa.

    BATATA QUENTE
    A banca, que integra a rede estrangeira Baker McKenzie, responsabiliza a ex-sócia pela chegada de Miller. Já ela diz que a decisão de contratar o ex-procurador foi colegiada.

    TRAUMA
    Na época, Esther chegou a ser entrevistada nos EUA por quatro representantes da Baker, em uma sala fechada, por dez horas. Amigos próximos afirmam que, com o trauma, ela chegou a emagrecer 12 kg.

    MEMÓRIAS
    Ricardo Saud, ex-executivo da JBS preso em Brasília, tem dito a interlocutores que vai escrever um livro. A ideia apavora os mais próximos, que temem a língua descontrolada do delator.

    MEMÓRIAS 2
    Marcelo Odebrecht vai deixar saudades na prisão. Nos quase três anos em que ficou detido, ele fazia pizza na frigideira para os colegas com ingredientes de primeira levados pela família e ainda dividia os pratos que a mulher, Isabela, levava quando ia visitá-lo.

    DE VOLTA
    Os presos creditavam a ele também a doação de geladeiras para o Complexo Médico-Penal de Pinhais (PR). Odebrecht será solto no dia 19 e ficará preso em sua casa, em SP.

    -

    POR QUE NÃO?
    A ex-consulesa da França Alexandra Loras abriu no sábado (2) a exposição "Pourquoi Pas?", na galeria Rabieh, com curadoria do grafiteiro Enivo. O artista digital Junior Schön, a juíza do trabalho Mylene Pereira Ramos, o artista plástico M.I.A. e a modelo e atriz Liziane Villamil passaram por lá.

    -

    CABO ELEITORAL
    O prefeito João Doria abriu a reunião quinzenal que faz com seus secretários municipais, no último sábado (2), pedindo apoio e união para a campanha presidencial de Geraldo Alckmin em 2018. Foi a primeira vez que ele falou sobre a candidatura do governador. Doria não comentou os seus próprios planos para o ano que vem.

    CRISE
    Prestes a completar 25 anos em janeiro, a ONG AfroReggae, que mantém projetos sociais no Rio de Janeiro e já teve cerca de 300 funcionários, está com apenas 50 pessoas em sua folha de pagamento. A instituição perdeu patrocínios e teve que encerrar as atividades no morro do Cantagalo e no Complexo do Caju. Restaram algumas atividades em Vigário Geral e na vizinha Parada de Lucas, no subúrbio do Rio.

    VESTE A CAMISA
    A Daspu, marca ligada à ONG Davida, de apoio aos direitos das prostitutas, fará um desfile dentro da programação da Bienal de Arquitetura de São Paulo. O evento, no dia 17, será também um protesto contra fechamentos recentes de casas de prostituição. Uma rifa com livros eróticos e roupas da marca está sendo organizada para viabilizar o desfile.

    FUTURO DO VÍDEO
    O apresentador Marcelo Tas, o empresário Alê Youssef e o jornalista Ronaldo Lemos discutem o futuro da produção de conteúdo audiovisual e das moedas virtuais em evento na sexta (8), no Espaço Baixo Augusta. O encontro é promovido pelo Paratii, site de compartilhamento de vídeos da produtora Bossa Nova.

    -

    ÍNTIMO E PESSOAL
    A atriz Marina Ruy Barbosa lançou seu livro "Inspirações - Uma Seleção Afetiva de Reflexões e Poemas" no domingo (3). Seu marido, Xandinho Negrão, e sua mãe, Gioconda, passaram por lá.

    -

    CURTO-CIRCUITO
    João Otávio de Noronha, Ana Frazão e Daniel Mesquita lançam nesta terça (5) o livro "Estatuto Jurídico das Estatais". Às 18h30, no espaço cultural do STJ, em Brasília.

    O jantar Chefs pela Cura, em prol da TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, é nesta terça (5). Às 20h30, na Casa Jereissati.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024