• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 00:11:41 -03
    Mônica Bergamo

    Projetos para classificar exposições de arte se espalham pelo país

    16/12/2017 02h00

    Um levantamento realizado pelo grupo Advogados pela Arte, que se formou após as polêmicas envolvendo exposições em museus no país, identificou 15 projetos de lei sobre classificação indicativa que passaram a tramitar nos âmbitos federal e estadual desde o cancelamento da mostra "Queermuseu", em setembro.

    PORÉM
    Entre eles, dez tramitam nos Estados. Segundo o relatório, no entanto, a classificação indicativa é competência exclusiva da União, razão pela qual os projetos no âmbito estadual estão "eivados de inconstitucionalidade formal". A Constituição determina que "compete à União exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas".

    AUTONOMIA
    "Há uma lacuna na classificação indicativa com relação às artes visuais. O ideal é a gente caminhar para um regime de autoclassificação, em que as próprias instituições participem da elaboração da classificação indicativa", diz a advogada Alessandra Gotti, uma das integrantes do grupo.

    HERMANOS
    Os ministros do Turismo do Brasil e da Argentina, Marx Beltrão e Gustavo Santos, que se encontraram na reunião do Mercosul na semana passada, traçaram estratégias para atrair turistas de mercados mais distantes, como a China.

    *

    A ideia é mostrar que os dois países têm atrações complementares. O Brasil tem o sol, a caipirinha e a feijoada. A Argentina tem a neve, o vinho e as empanadas.

    HERMANOS 2
    Eles chegaram a falar em usar os jogadores de futebol Neymar e Messi como garotos-propaganda de uma ação promocional conjunta. Também brincaram com a criação de um novo ritmo: o tamba ou o sango, uma mistura entre samba e tango. Anualmente, mais de 122 milhões de chineses viajam pelo mundo e o Brasil recebe só 50 mil deles.

    -

    Ricardo Borges/Folhapress
    Elenco do filme "O Paciente"
    Elenco do filme "O Paciente", dirigido por Sérgio Rezende

    HISTÓRICO

    Um dia antes de ser transferido para o hospital onde morreria em 21 abril de 1985, Tancredo Neves foi fotografado com seus médicos e a mulher, Risoleta, no Hospital de Base de Brasília. Três horas depois, ele sofreria uma hemorragia.

    *

    A cena é reproduzida no filme "O Paciente", de Sérgio Rezende, que narra os últimos dias de Tancredo, interpretado por Othon Bastos (no centro da foto ao lado).

    *

    O elenco conta com Esther Góes (como Risoleta, também na foto), Leonardo Medeiros, Otávio Müller, Emiliano Queiroz, Paulo Betti e Leonardo Franco. O longa deve estrear no segundo semestre de 2018.

    -

    COMO NOSSOS PAIS
    O MIS de SP receberá em maio do ano que vem uma mostra com fotografias de José Oiticica Filho, pai de Hélio Oiticica. Na mesma exposição, serão mostrados trabalhos do cineasta Walter Carvalho e do fotógrafo americano Sandro Miller.

    OBSERVATÓRIO
    A roda gigante que será construída em São Paulo pelo mesmo escritório de arquitetura que fez a London Eye, em Londres, deve ser implantada na região do parque Ibirapuera. O terreno escolhido pertence ao Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da USP.

    LACUNA
    Um levantamento de 2.451 comerciais veiculados nos principais canais da TV aberta e fechada indica que apenas 0,12% dos anúncios têm personagens com algum tipo de deficiência. Pessoas LGBT apareciam em 0,33% das peças. O estudo foi realizado em setembro pela agência de publicidade Heads.

    -

    NA DIANTEIRA

    O prêmio Líderes do Brasil foi entregue em uma cerimônia na segunda (11), no Palácio dos Bandeirantes. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o empresário Frederico Trajano estiveram entre os homenageados. O governador Geraldo Alckmin, o advogado Luiz D'Urso, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o empresário Geraldo Rufino compareceram ao evento.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Debora Muszkat apresenta hoje a mostra "Através do Vidro". Às 19h, na rua Rui Batista, 125.

    Burguer Fun faz hoje evento beneficente. A partir das 12h, na rua Purpurina, 94.

    O show "Os Ilumencarnados - Tropicália 50 anos" será hoje. Às 16h30, no MAM.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024