• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 19:07:20 -03
    Mônica Bergamo

    Carta aponta 'sufocamento' do direito de defesa no caso Lula

    29/12/2017 02h00

    Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress
    A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a 36ª Operação Lava Jato batizada de "Operação Dragão", cumprindo 18 ordens judiciais, sendo 16 mandados de3 busca e apreensão e 02 de prisão preventiva nos estados drá, São Pauo Paulo e Paraná.
    Policiais federais durante a 36ª fase da Lava Jato

    Uma carta aberta "aos juristas do mundo" assinada por advogados brasileiros para "denunciar" o que definem como sufocamento do direito de defesa no Brasil, especialmente em relação a Lula, já conseguiu a adesão de 500 nomes até a quinta (28). Nomes de esquerda como o português Boaventura de Souza Santos e a espanhola Pilar del Río, viúva de José Saramago, aderiram ao documento.

    PONTO A PONTO
    A carta cita a "instrumentalização política das delações premiadas", "prisões preventivas de longo curso" que seriam destinadas a buscar depoimentos contra Lula e a "manifestação pública de juízes", desembargadores e ministros que participariam "do contencioso político" adiantando opiniões e votos.

    ENDEREÇO
    A carta foi organizada por Tarso Genro, Marco Aurélio de Carvalho, Carol Proner e Gisele Citadino, que devem encaminhá-la a organismos internacionais.

    Leia a coluna completa aqui.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024