• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 22:59:14 -03
    Natuza Nery

    Vacas e bezerros

    22/04/2014 13h19

    Dilma Rousseff costuma soltar a seguinte frase para definir momentos nervosos: "estamos em tempo de vaca estranhar bezerro".

    A metáfora ruralista parte da ideia de que um filhote, mesmo livre num rebanho vasto, é sempre encontrado pela mãe. Quando isso não ocorre, é sinal de confusão.

    Veja como o bordão se encaixa nos acontecimentos das últimas semanas:

    1. Dilma, arrepiada com o "volta, Lula", alivia-se com a presença de um tutor a palpitar sobre suas ações de governo.
    2. Nestor Cerveró é demitido do grupo Petrobras por incompetência seis anos depois de cometer o ato incompetente; o "aviso prévio" mais longo da história. Antes, tinha sido elogiado pela chefe Dilma;
    3. Jorge Gerdau, um capitalista "quatrocentão" e conselheiro presidencial, insta as massas a se rebelar contra os serviços públicos.
    4. Inflação bate na casa dos 6,15% com o governo controlando tudo quanto é preço administrado para evitar o quê? A inflação.
    5. Guido Mantega, o ministro da "guerra cambial" (aquela contra o dólar baixo) até pouco tempo atrás, agora aparece nos jornais celebrando o câmbio baixo.
    6. Graça Foster, titular, ao lado de Dilma, do time do "micro management", declara não saber o que se passava na Petrobras ao admitir desconhecer a existência de um comitê de proprietários da refinaria de Pasadena.
    7. O Tesouro Nacional tenta convencer bancos privados a emprestar R$ 11 bilhões a uma entidade de energia que nem balanço tem.
    8. Dilma, furiosa, dá uma resposta polêmica a um jornal sobre sua aprovação à compra da refinaria de Pasadena. O "outro lado" da presidente rende uma manchete contra o próprio governo e deflagra crise no Congresso com ameaça de CPI em pleno ano eleitoral.
    9. O Ipea, instituto de pesquisa ECONÔMICA apinhado de especialistas em desvio padrão e média ponderada, faz sondagem sobre estupro, motiva campanha inflamável nas redes sociais e, dias depois, diz que a estatística estava errada. Confundiram-se no Ctrl + C, Ctrl + V?
    10. Lula, disposto a barrar o movimento "volta, Lula", concede entrevista a blogueiros e indica não estar satisfeito com a economia do país.

    Nesses tempos de vaca não reconhecer bezerro, o Planalto precisa desmobilizar o incômodo #VoltaLula, mas também evitar uma hashtag ainda mais perigosa: #DilmaDeixaLulaVoltar.

    natuza nery

    Escreveu até setembro de 2016

    Foi editora do Painel.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024