• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 08:36:35 -03
    Natuza Nery

    Sai o senador, fica o cacique

    24/06/2014 13h54

    Aos 84 anos, José Sarney anunciou que não disputará a reeleição ao Senado, sua última parada desde a decisão de deixar as urnas deste ano.

    O que parece apressado, porém, é a leitura de que o ex-presidente da República deixará a vida pública. Ele seguirá influente. Seus comandados no PMDB não seguiram o líder, continuam operando e disputando esta e outras campanhas.

    Isso sem falar no séquito de juízes, promotores, políticos, ministros e até policiais que devem algum favor, alguma indicação, a uma das figuras mais longevas da política brasileira.

    Apesar de dizer que a idade impôs o desembarque da eleição, não é segredo que a despedida foi provocada por um cenário eleitoral difícil no Amapá, Estado onde vem se elegendo senador desde 1990.

    Ou seja: José Sarney despede-se de concorrer a mais um mandato ao Senado muito mais por conveniência que por convicção.

    Reabilitado como influente político no governo Lula, ele e sua família continuarão mandando. E não é só no Maranhão. Se Dilma for reeleita, então, o poder até pode aumentar. Isso porque, quanto maior é a dificuldade do governo no PMDB, maior é a serventia dos Sarney à administração federal petista. Tem sido assim há anos.

    Alguém é capaz de apostar que, na próxima reforma ministerial, não haverá um indicado ou reprovado do senador para o primeiro, segundo ou até terceiro escalões?

    Lembre-se, apenas, que há quase 60 anos, desde que foi eleito suplente de deputado federal em 1954, José não é José; é Sarney.

    Sai, portanto, o senador. Fica, ainda, o cacique.

    natuza nery

    Escreveu até setembro de 2016

    Foi editora do Painel.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024