• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 19:42:04 -03
    Nelson de Sá

    O México por modelo

    05/03/2013 03h30

    A Argentina fez a sua lei. Também a Bolívia, com o mesmo propósito de romper oligopólios de radiodifusão e distribuir canais à sociedade civil.

    O Uruguai prepara a sua, ainda mais profunda, no dizer do relator especial para liberdade de expressão da ONU, Frank La Rue Até o Chile pode receber a sua, se Michele Bachelet voltar.

    "Como a América Latina teve um desenvolvimento errado nas políticas comerciais de comunicação, é muito importante reverter", defendeu o relator. Mas a surpresa é o México, agora.

    O "Wall Street Journal" noticia que o governo do PRI está prestes a fechar acordo com os oposicionistas PRD, à esq., e PAN, à dir., para quebrar o duopólio das redes Televisa e Azteca.

    É quase inimaginável, como se PT e PSDB se juntassem a um governo do PMDB, para conceder mais duas redes privadas e uma terceira, estatal, desafiando assim o virtual monopólio no Brasil.

    O jornal ouviu fontes dos três partidos mexicanos e garantiu que está perto --e que não para na TV. O alvo maior é o homem mais rico do mundo, Carlos Slim, que impera na telefonia.

    É parte de um movimento maior de reforma no país, que vem recebendo apoio de todo lado. EUA inclusive, porque envolve abrir setores como o petróleo às multinacionais.

    No caso, trata-se de abrir as telecomunicações às multinacionais e quem mais quiser, para diminuir o controle de Slim sobre 75% da telefonia fixa e 70% da móvel.

    Slim chegou a tanto após receber há mais de 20 anos, do governo de seu amigo Carlos Salinas, do mesmo PRI, a estatal Telmex, que pagou aos poucos, com os lucros da mesma.

    Foi também Salinas quem privatizou a rede Azteca, para outro amigo. Depois correu para o exílio, em meio a escândalos financeiros e assassinatos envolvendo sua família.

    Se o "WSJ" e o "Financial Times" estiverem certos, o mesmo PRI que comandou as privatizações dos anos 90, com acusações de favorecimento de toda ordem, vai corrigir o estrago.

    E vai estabelecer o novo modelo das telecomunicações no continente, papel que Frank La Rue antevia para o Brasil, mas que governo e grandes partidos, por aqui, temem sequer mencionar.

    Curiosamente, se não tem vez por aqui, o tema cresce nos EUA, como ontem no "Los Angeles Times", que ecoou a crítica da organização Repórteres Without Borders à concentração do setor no Brasil.

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024