• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 11:05:42 -03
    Nelson de Sá

    Twitter quer o Brasil (e teme a China)

    DE SÃO PAULO

    03/10/2013 21h46

    Saiu o prospecto do Twitter para a abertura de capital, com números que ninguém conhecia. Por exemplo, os usuários ativos mensais chegaram a 218 milhões no segundo trimestre, crescimento de 44% em um ano.

    Pelo lado negativo, o prejuízo no primeiro semestre foi de US$ 69 milhões e vem crescendo. No ano passado inteiro, foi de US$ 79 milhões.

    São dados que devem repercutir amplamente até o final de novembro, quando o Twitter espera encerrar o processo de abertura de capital --embora possa estendê-lo até o ano que vem, se a recepção não for das melhores.

    star

    Paralelamente aos grandes números, algumas passagens do prospecto interessam pela prioridade dada ao Brasil e também pelo temor revelado diante de um concorrente da China.

    Sobre o Brasil, destaca o "foco recente" dos investimentos do Twitter em marketing e vendas no país --ao lado de Reino Unido, Canadá, Austrália e Japão. Chega a detalhar que ampliará essas equipes no país.

    Sobre o concorrente chinês, trata-se do Sina Weibo, apresentado como "risco" porque, ao lado de microblogs de Japão e Coreia do Sul, "expandiu e pode continuar a expandir sua pegada geográfica".

    star

    Mas a concorrência maior está mesmo no Facebook, que "opera uma rede social com mais usuários que o Twitter e tem introduzido ferramentas similares às do Twitter".

    Chega-se então ao "hype" que, desde o ano passado, prepara a abertura de capital. No prospecto, o Twitter se apresenta como a "segunda tela" preferencial para eventos ao vivo e TV, permitindo "compartilhar experiência".

    Twitter e Facebook "veem a conversa social em torno da TV
    como uma forma de aumentar o uso de seus sites e ganhar um pedaço maior dos gastos dos anunciantes".

    Foi o que levou o Twitter a buscar parcerias com redes americanas como CBS e Fox, em seu programa de publicidade Amplify.

    Novamente, o Brasil entrou com prioridade na estratégia, com a parceria entre o Twitter e a Globosat , fechada em setembro, para um campanha do Amplify no Rock in Rio.

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024