• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 13:39:08 -03
    Nelson de Sá

    Sinais de esgotamento

    18/12/2013 14h20

    A Globo não quis, mas Record, SBT e Band assinaram com o alemão GfK. O Ibope tem concorrente, afinal, na pesquisa de audiência de televisão. Como tem concorrentes, por exemplo, na pesquisa de intenção de voto, o que permite ao mercado se regular minimamente.

    Mas ainda não existe resposta à pergunta de Julio Hungria, em reação à notícia de Keila Jimenez: O que vai mudar na televisão brasileira?. O que se sabe, pelo que relatou o GfK, é que "o contrato inicial, de mais de US$ 100 milhões, tem validade de cinco anos".

    E nasce "com o potencial de ampliação do serviço para", além de Globo e agências, "anunciantes".

    O "Meio & Mensagem", a principal publicação da área publicitária no Brasil, ao dar a notícia, registrou que havia "anseio em contar com uma segunda análise de audiência (além daquela já oferecida pelo Ibope, que atua sozinho no setor há mais de três décadas)".

    *

    De uma hora para outra, a velha novela global "Avenida Brasil" aparece liderando na Argentina e "Cordel Encantado" vence em Portugal, assim como a nova "Além do Horizonte", no ar, continua "líder" do Ibope tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo...

    Ao mesmo tempo, anuncia-se que a Globo vai banir estreantes "por causa do resultado fraco" em "Além do Horizonte". E não é só a novela das 19h : tem resultado fraco de manhã, à tarde, nas novelas das 17h e 18h, "Jornal Nacional", tarde da noite, aos domingos.

    O diretor da Globo Luiz Fernando Carvalho alerta, para Sonia Racy, que a televisão "precisa mudar, afinal, me parece, o modelo está dando sinais de esgotamento. Precisamos pensar em uma televisão do futuro. Esta já passou. Estamos reproduzindo um modelo de 50 anos atrás!"

    Por outro lado, diz o ex-diretor da Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, em entrevista a Lu Lacerda: "Frustração é ver o trabalho que fiz pela qualidade na televisão ser jogado no lixo".

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024