• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 17:27:36 -03
    Nelson de Sá

    Que as ruas sejam de novo ocupadas

    27/12/2013 03h00

    Na noite de 18 para 19 de junho de 2013, o correspondente da Rede Globo em Nova York, Jorge Pontual, tuitou que, "se a bateria do ninja não morrer, eu não durmo esta noite".

    Ele passou batido pela cobertura da Globo e assistiu aos protestos de junho pela transmissão ao vivo de Filipe Peçanha, na madrugada do grande choque da Mídia Ninja _antes do sequestro desta pelas controvérsias de seus editores, que quase jogam a experiência no chão.

    Embora a repercussão e a consequente reação tenham sido em torno do conteúdo, o significado mais profundo, como enfatizou José Simão, muito sério no Twitter, foi de forma e linguagem.

    Então no Rio, Mirta Varela, professora titular de História dos Meios de Comunicação da Universidade de Buenos Aires, apontou como aquela transmissão on-line do chão, ouvindo manifestantes e policiais sem edição, era muito diferente do que se via dos helicópteros televisivos:

    "A cobertura de TV se dá longe dos manifestantes, de um ponto de vista externo. E as imagens distantes são acompanhadas por vozes dos jornalistas. O monopólio da palavra é da TV."

    *

    Na noite anterior, de 17 para 18, o choque havia sido ainda maior, quando manifestantes desceram a Marginal Pinheiros gritando "palavras de ordem contra a TV Globo".

    Foi como o "Jornal Nacional" noticiou, depois. Mas o protesto foi seguido ao vivo, dramaticamente, pelo helicóptero do "Cidade Alerta", da concorrente Record. Com os manifestantes "na frente da Globo", Marcelo Rezende dizia: "Espero que não façam nada, tenho amigos lá".

    O próprio "SPTV", da Globo, acompanhou ao vivo, pelas câmeras do estúdio. Carlos Tramontina, olhando os manifestantes pela janela, dizia: "Já podemos ver, estão na Usina de Traição".

    Com tudo isso e mais, a Globo mudou. Arnaldo Jabor, no "Jornal da Globo", virou de ponta-cabeça. E o "Fantástico" abraçou o antiamericanismo, com o passe de Glenn Greenwald.

    *

    Com tudo isso e mais, Míriam Leitão, do "Bom Dia Brasil", questionada sobre "um pedido a Papai Noel", respondeu: "Que as ruas sejam de novo ocupadas, para exigir educação". E Carlos Alberto Sardenberg, do "Jornal da Globo": "Queria protestos vigorosos, mas pacíficos, na Copa".

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024