• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 14:40:42 -03
    Nelson de Sá

    Zuckerberg ataca isolacionismo e promete sufocar notícias falsas

    19/02/2017 20h37

    O "manifesto" do dono do Facebook ecoou no fim de semana, principalmente porque Mark Zuckerberg, no enunciado do "New York Times", "contra a corrente, se posicionou publicamente contra o isolacionismo" simbolizado por Donald Trump.

    Mas havia também muito sobre jornalismo, que ele explicou melhor em entrevista a Kara Swisher, do site "Recode". Sobre notícias falsas, por exemplo:

    "Não queremos dizer às pessoas o que compartilhar. O mais provável é que tentemos levar outras perspectivas aos Feeds de Notícias... Muito [das 'fake news'] é spam, colocado por pessoas para ganhar dinheiro com anúncios. E uma das melhores formas de conter spam é interrompendo sua razão econômica."

    Bezos também
    O dono da Amazon e do "Washington Post", Jeff Bezos, lançou a frase num evento do jornal, em maio do ano passado: "A democracia morre no escuro". Ela ressurgiu agora colada ao logotipo no perfil do "WP" no Snapchat e irá, como slogan, para todas as suas plataformas.

    Ruptura
    No "Financial Times", sobre a "disrupção de Hollywood" e do Oscar por Amazon e Netflix: "Em vez de entregar seu dinheiro aos estúdios, como os ingênuos 'players' internacionais fizeram antes deles, os serviços de streaming se estabeleceram como concorrentes".

    Reprodução
    Reprodução de reportagem da revista "Vanity Fair" sobre o fim de Hollywood.Credito:Reproducao

    Fim?
    Em longa reportagem com a ilustração acima, a revista "Vanity Fair" publicou "por que Hollywood como nós a conhecemos já acabou". Entre outros motivos, Netflix.

    Reprodução
    Reprodução de reportagem do "New York Times" sobre a proximidade entre opositores do papa Francisco e a equipe de Trump.Credito: Reproducao

    Trump vs. Francisco
    Há duas semanas, com a chamada acima na primeira página, o "NYT" publicou longas reportagens de Jason Horowitz sobre a ligação do conselheiro-chefe de Trump, Steve Bannon, e de seu site de extrema-direita, "Breitbart", com os católicos ultraconservadores que estão atacando o papa nos corredores do Vaticano e em cartazes pelas ruas de Roma. O "WP" ecoou e detalhou.

    Jesuíta
    Na última semana, partiram para o contra-ataque o "Breitbart", com referências tortuosas a jesuítas, inclusive o papa Francisco, e depois o colunista mais conservador do próprio "NYT", Ross Douthat, chamando as reportagens de teoria conspiratória -mas admitindo que pode até dar certo, no fim.

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024