• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 15:05:27 -03
    Nelson de Sá

    No "WP", escândalo da Odebrecht avança pela esquerda latino-americana

    23/02/2017 10h52

    Em longa reportagem no "Washington Post", "Como um escândalo que começou no Brasil está perturbando outros países da América Latina".

    Citando fontes brasileiras e do Departamento de Justiça dos EUA, destaca os efeitos em países como o Peru, elencando ex-presidentes. O atual, o conservador Pedro Pablo Kuczynski, será o primeiro da região a ser recebido por Donald Trump, amanhã (sexta).

    Segundo o jornal, "o governo brasileiro usou a Odebrecht como ferramenta de 'soft power' em países com as mesmas tendências ideológicas".

    O "WP" diz que no Equador, "onde o esquerdista aliado de Lula, Rafael Correa, não disputa reeleição, uma derrota de seu partido no segundo turno poderia esclarecer US$ 116 milhões em negócios fechados supostamente com US$ 34 milhões em propina".

    *

    Asilado na embaixada do Equador em Londres, Julian Assange, editor do WikiLeaks que estreou há pouco no Twitter, vem acompanhando obsessivamente o noticiário sobre a eleição equatoriana, onde o opositor Guillermo Lasso prometeu cassar seu asilo em 30 dias, se for eleito.

    Outro alvo seu é o próprio "Washington Post", que o questiona em cobertura e editoriais há uma década. Assange lembra, por exemplo, o contrato de Jeff Bezos, dono do jornal e da Amazon, com a CIA:

    JulianAssange

    Quem também vem questionando as relações do "WP" com a CIA é Glenn Greenwald, do "Intercept", que mora no Rio e revelou o escândalo da NSA, outra agência americana de espionagem. No tuíte mais recente, fala da festa do jornal para o golpe de 1964 "apoiado pela CIA".

    *

    Mais Odebrecht. O correspondente do "New York Times" no Brasil, Simon Romero, tuíta que o ministro das Relações Exteriores pediu demissão para voltar ao Senado porque lá "tem proteção legal mais forte":

    SimonRomero

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024