• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 23:02:41 -03
    Nelson de Sá

    Sob cerco dos EUA, Assange ganha apoio de 'WP' a Pamela Anderson

    27/04/2017 12h05

    lejdd

    Da atriz americana Pamela Anderson, acima, ao chargista brasileiro Carlos Latuff, no final do post, o australiano Julian Assange vem reunindo todo o apoio que consegue depois que o diretor da CIA fez uma declaração de guerra contra ele e também Edward Snowden.

    Começou com um artigo do próprio Assange no "Washington Post", no último dia 11, dizendo que o "WikiLeaks tem a mesma missão que o 'WP' e o 'New York Times'". No dia seguinte, o diretor da CIA, Mike Pompeo, escreveu e leu longo e ameaçador discurso :

    Assange e Snowden buscam usar a informação [da CIA] para fazer seu nome. Desde que consigam impacto, eles não se importam com o dano que causam à segurança nacional... Para aqueles que leem a página editorial do "Washington Post", e eu percebo que muitos nesta sala leem, ontem vocês viram um artigo de sofisma de Mr. Assange. Ele se compara a Thomas Jefferson e a organizações legítimas de jornalismo como o "Washington Post". Esse homem não sabe nada da América e de seus ideais.

    Dias depois, o secretário de Justiça declarou que a prisão de Assange é "prioridade" para os EUA e, falando à CNN e à MSNBC, se negou a responder se faria o mesmo com jornalistas de "WP" e outros que divulgam informações da CIA. O próprio Donald Trump, que antes dizia amar o WikiLeaks, agora não vê problema no que seus funcionários vêm prometendo.

    O "WP" não gostou das ameaças e, desde então, publicou mais dois artigos, de um advogado alertando contra o "precedente perigoso" de um processo com base na anacrônica Lei de Espionagem e outro do "editor do WikiLeaks", intitulado "O diretor da CIA está em guerra contra quem conta a verdade".

    assange

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024