• Colunistas

    Monday, 20-May-2024 14:53:05 -03
    Nelson de Sá

    No exterior, cobertura da greve geral foca Lula e apoio de igrejas

    28/04/2017 18h42

    Reprodução
    Foto das ruas vazias do Brasil postada no Reuters
    Nas fotos do 'Brasil em greve' da agência Reuters, avenida vazia na zona portuária do Rio

    Na agência chinesa Xinhua, "Lula afirma que greve geral no Brasil foi um 'sucesso completo'". O despacho destaca entrevista de rádio, à Rede Brasil Atual, em que o ex-presidente disse ainda que foi uma demonstração de força :

    — O movimento sindical e os brasileiros estão fazendo história. As pessoas ficaram em casa. É uma demonstração clara de que decidiram acabar com a supressão dos direitos. É uma satisfação saber que o povo brasileiro está tomando consciência.

    Acrescentou que, "se se quer resolver o problema da Previdência, é necessário que a economia cresça de novo, mas o governo só sabe cortar".

    Na agência americana Associated Press, "Greve para grande parte do Brasil para protestar contra leis trabalhista e previdenciária".

    O despacho registra que, segundo a CUT, 35 milhões de brasileiros não foram trabalhar, mais de um terço dos trabalhadores. "Mas o governo minimizou a greve", acrescentou o texto, destacando declaração do ministro da Justiça, Osmar Serraglio, em entrevista à rádio Jovem Pan:

    — Nós não temos uma greve. Nós temos distúrbios generalizados.

    *

    O correspondente no Rio da ZDF, TV pública da Alemanha, Luten Leinhos, destacou ser um movimento "contra o presidente Michel Temer" e que "foi apoiado na Igreja Católica também".

    O correspondente em São Paulo da BBC, TV pública do Reino Unido, Daniel Gallas, relatou "ruas vazias" na cidade e ouviu de um porta-voz da Igreja Anglicana que "oficialmente a igreja tomou a posição de encorajar seus membros a tomar parte desse movimento, porque entende a situação política".

    *

    No "New York Times", "Brasil é tomado por greve geral contra medidas de austeridade". Segundo o jornal, "a capacidade das centrais sindicais de organizar a greve refletiu a ampla insatisfação com Temer e seus aliados do establishment político do Brasil".

    No "Wall Street Journal", "Greve geral e manifestações rompem transporte no Brasil". Segundo o jornal, "Temer já enfrenta resistência no Congresso à impopular reforma previdenciária, e a greve pode tornar aprovação mais difícil ainda".

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024