• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 07:50:15 -03
    Nelson de Sá

    Agora é a União Europeia, não mais o Reino Unido, que quer o 'brexit'

    13/06/2017 22h08

    bbc

    Na manchete digital do francês "Le Figaro", "Enfraquecida, May busca o apoio de Macron em Paris". O "Le Monde" nem deu destaque, registrando apenas que ambos decidiram manter o calendário do "brexit".

    No Reino Unido, as cenas na BBC (papéis de May voando, no vídeo acima) e nas capas dos jornais desta quarta (Macron parecendo ajudá-la a andar) confirmam a líder britânica enfraquecida. Mas as manchetes digital do "Telegraph" e impressa do "Guardian" sublinhavam que o francês deixou a porta aberta para o país se manter na União Europeia.

    Nada disso, escrevem os colunistas do "Financial Times", jornal hoje do grupo japonês Nikkey, mas ainda sediado em Londres. Para Martin Wolf, "o Reino Unido sempre quis dividir a Europa. Agora ele está unindo a Europa, contra si mesmo".

    Para Gideon Rachman, Macron não tem por que "oferecer misericórdia a May". O "brexit" se mostra "cada vez mais uma oportunidade histórica" para seu país: "Sua visão de uma França revitalizada, dentro de uma UE revitalizada, funciona melhor se o 'brexit' acontecer", até porque "o Reino Unido tradicionalmente atuou como um freio para o federalismo europeu".

    'EUREXIT'

    No ano passado, meses antes de morrer, Michel Rocard, líder socialista histórico e pragmático que havia inspirado tanto Macron como o atual primeiro-ministro Edouard Philippe a entrar para o partido, escreveu no "Libération" em defesa do "brexit", que ele preferia chamar de "eurexit":

    — Enquanto os países da União Europeia decidirem seus assuntos junto com o Reino Unido, a Europa não existirá no cenário mundial.

    GANÂNCIA

    Depois de dar manchete para uma reportagem contrária ao avanço de Bernie Sanders no Partido Democrata, o "New York Times" publica artigo do senador com o título "Como os democratas podem parar de perder eleições", a partir das lições trabalhistas no Reino Unido.

    Em suma, com "uma agenda orgulhosamente progressista", contra "a ganância da classe bilionária".

    TOP 10

    O "BuzzFeed" americano fez uma lista de dez tópicos para mostrar que o Brasil de Michel Temer, não os EUA de Donald Trump ou o Reino Unido de Theresa May, merece a "coroa" de drama político, de "coisa mais louca da Terra". Entre os dez, "Ninguém é inocente" e, na imagem abaixo, "Pessoas acreditam que o presidente foi amaldiçoado por um bruxo".

    Reprodução
    BuzzFeed" americano faz lista para explicar por que o drama político no Brasil é "a coisa mais louca da Terra"

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024