• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 03:35:55 -03
    Nelson de Sá

    Sociedade católica brasileira questiona noticiário sobre 'pacto com Satã'

    19/06/2017 17h29

    Por carta, a sociedade Arautos do Evangelho responde ao noticiário publicado por "La Stampa", "Daily Beast" e outros, resumida em nota desta coluna, sobre uma investigação do Vaticano de um "aparente pacto com Satã sobre a morte do papa Francisco".

    Afirma que "não é verdade que o Vaticano esteja investigando a sociedade" e que "a história é absurda e não passa de um boato sem provas, disseminado por detratores da inabalável fé católica professada pelos Arautos". Destaca a notícia original do "vaticanista" Andrea Tornielli no "La Stampa", sublinhando que ela "mereceu pronta e adequada resposta por parte dos Arautos", no post intitulado:

    Qual o intuito do sr. Andrea Tornielli ao atacar os Arautos do Evangelho? Criar um cisma na Igreja?

    *

    Posteriormente, também no site, entrou no ar a seguinte nota do departamento de imprensa da sociedade:

    No dia de hoje, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma matéria intitulada "Vaticano investiga organização católica brasileira por 'pacto com Satã'", do articulista Nelson de Sá, responsável de fazer a cobertura do jornal sobre temas relacionados à cultura e à mídia.
    A notícia, apesar de curta e de redação questionável e confusa, mistura de modo impreciso informações contidas em outros artigos, conforme suas próprias referências. "Daily Beast", uma delas, é um site americano conhecidamente sensacionalista, cujas publicações, conforme atestava seu editor-chefe em entrevista datada de 2015, "busca coleções, escândalos e histórias sobre mundos secretos...".
    Já o artigo que ele menciona, do "vaticanista" Andrea Tornielli, foi refutado com outra publicação, "Qual o intuito do sr. Andrea Tornielli ao atacar os Arautos do Evangelho? Criar um cisma na Igreja?", de 16 de junho de 2017. O texto demonstra, entre outras verdades, que o prestigioso "vaticanista" também se utilizou de fontes duvidosas para a elaboração de seu trabalho.
    Surpreende que um jornalista de publicação séria como a Folha, tido como o cotidiano de interesse geral de maior tiragem do Brasil, com média de 320.741 exemplares, tenha fundamentado sua nota nas fontes acima citadas. Com qual intuito?

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024