• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 19:25:17 -03
    Nelson de Sá

    EUA e China elevam retórica de confronto econômico e militar

    26/07/2017 02h00

    Reprodução/"Global Times"
    Na manchete do chinês 'Global Times', exército primora capacidade de combate por risco maior de conflito

    Em reportagem no "Wall Street Journal", intitulada "Novo desafio ao poder dos Estados Unidos: O excepcionalismo da China", 80% dos chineses se dizem satisfeitos com o país. A pesquisa Pew levantou também que, em 7 de 10 países europeus, inclusive Alemanha, a China já passou e "é considerada a maior potência econômica".

    Na mesma linha, em reportagem no "New York Times", um plano chinês de infraestrutura investirá US$ 1 trilhão da Ásia até a Europa, visando "estabelecer hegemonia sobre metade do mundo", Irã inclusive.

    Ao fundo, o "Washington Post" noticiou que a Coreia do Norte está perto de "dominar a tecnologia para enviar uma ogiva a milhares de milhas". O "NYT" acrescentou que o Havaí já "se prepara para um ataque nuclear coreano". E o "WSJ", que a "China se prepara para crise na fronteira coreana, inclusive ataque dos EUA".

    *

    A imprensa chinesa também se agita com o risco de guerra, no vizinho tão próximo de suas principais cidades, Pequim e Xangai. Na manchete do estatal "Global Times", reproduzida na imagem acima, "Exército de Libertação Popular aprimora capacidade de combate", por causa da "possibilidade crescente de conflito militar".

    Destaca como possíveis teatros a Península Coreana, onde jatos chineses afastaram um avião espião dos EUA no domingo, o Mar do Sul da China e o Tibet do Sul, este em disputa com a Índia. Em editorial, diz que a marinha pode "responder à provocação dos EUA". Em artigo, alerta os EUA para não "instigar confronto sino-indiano".

    Até o privado "South China Morning Post" levou à manchete que "Militares chineses estabelecem agência de pesquisa de armas de alta tecnologia" para se contrapor a uma agência semelhante do Pentágono.

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024