• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 00:33:20 -03
    Nelson de Sá

    Nova denúncia contra Temer recebe cobertura de rotina e motiva piadas

    15/09/2017 02h10

    AFP
    Foto de Michel Temer usada por 'Financial Times' e 'New York Times' para noticiar a denúncia

    Com enunciados semelhantes nas páginas iniciais de "Wall Street Journal" e "Financial Times" e no "New York Times", "Temer, do Brasil, enfrenta mais denúncia criminal".

    Via Twitter, correspondentes estrangeiros no Brasil já reagiram com humor —como Shannon Sims, que escreve no "Washington Post" e anotou o que chama de "sinal dos tempos: brasileiros estão mais chocados com o cancelamento do show de Lady Gaga".

    Já o analista brasileiro da consultoria de risco Eurasia, João Augusto de Castro Neves, comparou a política do país ao dia da marmota, que se repete sem parar no filme "Groundhog Day", com Bill Murray (Feitiço do Tempo, 1993). "Mas é menos engraçada."

    Antes mesmo da nova denúncia, o "WP" publicou longo perfil intitulado "Conheça o corrupto e enjaulado político que aterroriza o resto da elite política do Brasil", com foto de Eduardo Cunha.

    Abre o texto afirmando que "Temer não é o único político brasileiro que pode querer que Cunha mantenha a sua boca fechada". E encerra anotando que o ex-presidente da Câmara poderá "puxar uma última carta na manga e acabar com Temer".

    ETHOS

    Já o "WSJ" se concentrou em Gilmar Mendes, "o juiz brasileiro que provoca ira", segundo o título. Diz que o ministro do Supremo "impediu a derrubada do conservador Temer" e "soltou o bilionário Eike Batista da cadeia".

    Ressalta declaração dada por ele ao próprio jornal: "O ethos [conjunto de valores] de um país não pode ser a luta contra a corrupção". Mendes critica "uma ala da mídia" que só aceita prisão como "bom julgamento".

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024