• Colunistas

    Tuesday, 24-Oct-2017 09:29:22 BRST
    Nelson de Sá

    Acuado nos EUA, Facebook tenta reagir; imprensa vê confiança saltar

    06/10/2017 02h00

    Reprodução

    O Facebook publicou anúncios de página inteira nos primeiros cadernos de "New York Times" (acima), "Wall Street Journal" e "Washington Post", entre outros, prometendo "combater qualquer tentativa de interferir com eleições ou engajamento cívico" na plataforma.

    E aceitou o convite da Comissão de Inteligência do Senado dos EUA, para depoimento no dia 1º de novembro, sobre os anúncios russos que veiculou durante a campanha de 2016.

    Segundo o site "Axios", executivos do Facebook saíram a campo para uma "ofensiva" de contatos com políticos e a imprensa. Entre eles, a diretora de Operações, Sheryl Sandberg, a chefe da iniciativa de jornalismo criada pela rede social, a ex-âncora da CNN Campbell Brown, e a recém-contratada coordenadora para transparência, a ex-ombudsman do "NYT" Liz Spayd.

    Ao fundo, a agência Reuters divulgou pesquisa que encomendou ao Ipsos mostrando que a confiança dos americanos na imprensa cresceu de 39% em novembro de 2016 para 48% em setembro de 2017.

    'NEXT FRONTIER'

    O Poynter, instituto que se dedica a questões de jornalismo, afirma que o WhatsApp pode ser "a próxima fronteira para fake news". O serviço de mensagens comprado pelo Facebook, menos popular nos Estados Unidos, mas forte na América Latina e em outras regiões, acaba de alcançar 1 bilhão de usuários no mundo.

    Usando exemplos de Brasil e Catalunha, o Poynter diz que ainda se busca uma forma de identificar e combater a proliferação de notícias falsas na plataforma.

    QUANTO?

    No "NYT", "Obama, no Brasil, oferece bordão familiar", contra a polarização política, "para plateia corporativa". Ele nem sequer "mencionou Trump". E sua assessoria "declinou dizer o quanto ele recebeu".

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017