• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 11:15:08 -03
    Nelson de Sá

    Lobby de Google e Facebook resiste a abrir publicidade política nos EUA

    20/10/2017 02h00

    Na manchete do "New York Times" ao longo da tarde, "Lobby de tecnologia resiste aos chamados para revelar compradores de publicidade".

    Por "lobby de tecnologia", como explica logo abaixo, o jornal quer dizer Google e Facebook, que mobilizaram "exército de lobistas e advogados" no Congresso para tentar "moldar" um projeto de lei recém-anunciado, que visa "forçar indústria a divulgar quem compra anúncios políticos".

    O "Financial Times" também destacou, reproduzindo a frase de um dos senadores por trás do projeto:

    — Nós não podemos justificar um conjunto de leis para uma forma de mídia, TV, rádio e imprensa, e não aplicá-lo a outra.

    O anúncio do projeto de lei foi precedido por reportagem da Bloomberg, revelando, no título, que "Facebook e Google ajudaram campanha contra refugiados em Estados-pêndulo", os "swing states" que decidiram a eleição em favor de Donald Trump.

    A campanha foi realizada com "colaboração direta de funcionários do Facebook e Google", que disputavam os "milhões de dólares em publicidade da Secure America Now", organização conservadora pró-Trump, com mensagens "anti-islâmicas".

    Reprodução/Pew

    O FUTURO DA VERDADE

    Pesquisa Pew com 1,1 mil tecnologistas e outros especialistas revela consenso de que ambiente digital hoje estimula a desinformação, com 51% afirmando que não vai melhorar por uma década.

    Para o Nieman Lab, de Harvard, o levantamento deixa em dúvida se "o problema da desinformação on-line pode realmente ser solucionado".

    *

    EUA ADVERTEM CHINA

    Na manchete do "Wall Street Journal", o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, em entrevista ao jornal, "advertiu a China que os Estados Unidos têm um arsenal de armas econômicas para forçar Pequim a tratar do desequilíbrio comercial".

    CHINA ADVERTE EUA

    Na submanchete do "South China Morning Post", Pequim "advertiu os EUA a abandonarem seu viés contra a China depois de mensagem 'brusca' de Tillerson". O jornal chinês sublinha que o representante americano vai à Índia para se "contrapor" à China na região.

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024