• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 16:09:20 -03
    Nelson de Sá

    Avançam reações virais a gigantes de tecnologia, do Facebook à Netflix

    13/12/2017 02h00

    O hoje investidor Chamath Palihapitiya (acima), que foi vice-presidente para crescimento de usuários do Facebook, declarou publicamente na Universidade Stanford, no Vale do Silício, a "tremenda culpa" que sente pela empresa que ajudou a construir.

    Recomendando aos estudantes uma "forte ruptura" com mídia social, ele afirmou, como o site "The Verge" noticiou, dando início à viralização do vídeo:

    — Eu acho que nós criamos ferramentas que estão rasgando o tecido social, a maneira como a sociedade funciona.

    Outra gigante de tecnologia, a Netflix, viralizou negativamente, mas por mensagem que ela mesma tuitou nos EUA. A exemplo do que fez em outros países, Brasil inclusive, ironizou usuários exagerados:

    — Às 53 pessoas que assistiram "O Príncipe do Natal" todo dia nos últimos 18 dias: Quem machucou vocês?

    Seguiu-se uma revolta contra a mensagem "assustadora" do "Grande Irmão", inclusive de colunistas de tecnologia e de mídia do "New York Times", Kevin Roose, e do "Guardian", Trevor Timm.

    'JOURNALISM FOR RENT'

    O "Washington Post" publicou extensa reportagem sobre a empresa que, financiada pela campanha de Hillary Clinton, contratou um ex-espião inglês e produziu o dossiê que deu origem à investigação do FBI sobre elos entre a campanha de Donald Trump e a Rússia.

    No título, o jornal descreve o trabalho da Fusion GPS como "jornalismo de aluguel". No texto, diz ter conseguido documentos que mostram investigações contratadas contra "alvos" como Google, Amazon e Barack Obama.

    nytimes

    DISPUTA

    O ator Tom Hanks, que interpreta o editor-chefe do "WP" em "The Post", sobre os Papéis do Pentágono, afirmou em entrevista pública ao lado de Meryl Streep e do diretor Steven Spielberg que o filme dá "todos os créditos do mundo" ao "NYT", que revelou o caso em 1971.

    O concorrente imediatamente agradeceu.

    nelson de sá

    toda mídia

    nelson de sá

    O jornalista Nelson de Sá cobre mídia e cultura na Folha. Escreve de segunda a sexta.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024