• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 16:18:16 -03
    Painel

    Governo cobrará de donos da Kiss pensão a vítimas de incêndio

    05/02/2013 03h00

    Tragédia e reparação O governo federal vai cobrar dos donos da boate Kiss, em Santa Maria (RS), os benefícios previdenciários pagos aos familiares e às vítimas do incêndio que matou 237 pessoas em 27 de janeiro. A AGU (Advocacia Geral da União) vai impetrar ações regressivas previdenciárias para receber de volta o valor gasto em pensões e aposentadorias. Medidas desse tipo já são adotadas, com êxito, em acidentes por falta de segurança no trabalho e agressões enquadradas na Lei Maria da Penha.

    Despejo 1 Em outro front, a AGU ajuizou ontem na Justiça Federal ação de reintegração de posse do chamado Palácio das ONGs, prédio no centro do Rio que pertencia à extinta LBA, foi cedido em comodato em 1999 e hoje abriga cerca de 30 entidades.

    Despejo 2 As ONGs faziam intenso lobby junto ao ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) para obter a posse definitiva do imóvel, mas o TCU (Tribunal de Contas da União) instou o governo a pedir sua devolução imediata.

    Fatura Eleito Henrique Eduardo Alves (RN), o PMDB vai enfrentar uma guerra pelas comissões da Câmara. Alves prometeu ao PSD a Comissão de Finanças e Tributação. Mas o novo líder, Eduardo Cunha (RJ), se comprometeu a manter a vaga com a seção mineira de seu partido.

    Prejuízo Nas contas do PMDB, o partido de Gilberto Kassab prometeu, mas não entregou todos os votos a Alves. A cúpula do partido esperava mais de 300 votos para o presidente, que teve 271.

    Nichos O PP pleiteia a Comissão de Minas e Energia; o PTB, a de Trabalho, e o PSDB, a de Turismo. Osmar Terra (RS), adversário de Cunha na briga pela liderança, quer Seguridade Social.

    Salão Azul Aliados de Cunha atribuem a Renan Calheiros (PMDB-AL) a votação aquém do esperado pelo líder. O presidente do Senado agiu para que as bancadas do Maranhão e do Pará apoiassem Sandro Mabel (GO).

    Estilhaço Se Henrique Alves não levar para a presidência o assessor Francisco Bruzzi, Cunha o demitirá. Bruzzi aparece em vídeo da Polícia Federal recebendo dinheiro de um empresário.

    Justiça lenta Não é só a indicação do novo ministro do STF que Dilma Rousseff está segurando. Dormitam na mesa da presidente, à espera de sua assinatura, várias promoções de juízes federais a integrantes de Tribunais Regionais Federais (o equivalente a desembargadores).

    Sinal verde A Cetesb concedeu ontem a licença ambiental de instalação para o Rodoanel Norte, vitrine eleitoral de Geraldo Alckmin. O documento permite início das obras em 45% do trajeto.

    Feira Pré-candidato ao governo paulista em 2014, Gilberto Kassab (PSD) começou a percorrer eventos de grande concentração de público no interior. No final de semana, o ex-prefeito da capital foi às tradicionais festas da Uva, em Jundiaí e Vinhedo, e do Figo, em Valinhos.

    Motim Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, convocou uma plenária para discutir amanhã a paralisação de funcionários em portos de todo o país contra a Medida Provisória do governo sobre o setor. Para o deputado, a MP diminui mão de obra ao conceder os portos à iniciativa privada.

    Páreo Vicente Cândido ensaia disputar a presidência do PT paulista. Nas últimas semanas, pediu apoio a Fernando Haddad, Luiz Marinho e Edinho Silva, atual presidente. O deputado, que recusou posto na prefeitura, pode concorrer com Emídio de Souza, ex-prefeito de Osasco.

    *

    TIROTEIO

    "Havia clima de consenso, mas a votação foi mais magra que o esperado. O Executivo terá de buscar mais diálogo com os deputados."

    DO DEPUTADO FEDERAL ESPIRIDÃO AMIN (PP-SC), sobre a pequena margem da vitória de Henrique Eduardo Alves (RN) na eleição para presidente da Câmara.

    *

    CONTRAPONTO

    Sem vocação para herói

    Ao cruzar com os irmãos Vieira Lima ontem, no plenário da Câmara, deputados brincaram com o episódio em que Geddel ficou preso em um elevador da Casa, no domingo. Dirigindo-se ao seu irmão Lúcio, Danilo Fortes (PMDB-CE) disse que, se o incidente fosse com ele, teria morrido, já que sofre de claustrofobia.

    Em seguida, Mário Negromonte (PP-BA) questionou:

    --Lúcio, você não foi lá salvar o seu irmão?

    O deputado peemedebista respondeu, levando o ex-ministro e vice-presidente da Caixa às gargalhadas:

    --Eu? Eu estava correndo atrás dos Bombeiros!

    Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024