• Colunistas

    Wednesday, 26-Jun-2024 10:09:20 -03
    Painel

    De olho em 2014, Aécio vai criticar Dilma e apontar fracassos do PT

    17/02/2013 12h13

    Diante das cobranças internas para que assuma retórica mais incisiva de candidato a presidente, Aécio Neves vai apontar, em discurso no Senado previsto para o dia 27, "13 fracassos" do PT no governo federal. Com base em dados levantados por técnicos do PSDB, criticará Dilma Rousseff por "inoperância" nas áreas de segurança e saúde, atrasos nas obras do PAC, a volta da inflação e prejuízos da Petrobras. Será um ensaio para que o mineiro assuma o comando do partido, em maio.

    Carrossel... Empenhado em conter o avanço de PT e PMDB no interior, Geraldo Alckmin receberá a partir de quarta-feira 60 prefeitos para maratona de jantares no Bandeirantes. O tucano programou cinco reuniões, nas quais receberá pedidos para municípios que representam 70% do eleitorado paulista.

    ... caipira Pré-candidato à reeleição, Alckmin patrocinará ainda o encontro de todos os recém-empossados nas 645 cidades do Estado, nos dias 13 e 14 de março no Memorial da América Latina.

    Reação Diante das declarações de Beto Albuquerque (PSB) de que pode enfrentar Tarso Genro na sucessão para o governo do Rio Grande do Sul, o PT gaúcho, que pretendia apoiar o líder socialista ao Senado, já começa a se movimentar para lançar um candidato próprio à vaga.

    Cautela A orientação de Tarso, no entanto, é negociar para manter o PSB na aliança para sua reeleição. O governador tem lembrado a boa relação que tem com seu vice, Beto Grill, indicado por Albuquerque, e a participação do partido de Eduardo Campos em outras pastas do governo.

    Armadilha Observadores da estratégia de Marina Silva para a criação da Rede dizem que, ao vetar alianças e doações que não atendam aos critérios rígidos definidos, a senadora sofrerá críticas duras se tiver de se render à ''realpolitik'' para conseguir tempo de TV para sua candidatura à Presidência.

    Termômetro Emissários de Renan Calheiros (PMDB-AL) sondaram senadores na semana passada para sentir qual é a chance de prosperar o pedido de impeachment contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Não tiveram adesão à ideia.

    Meteorito Ao chegar na quinta-feira à Rússia para participar da reunião do G-20, Guido Mantega e a comitiva brasileira jantaram em um restaurante perto do hotel. Na hora da conta, o restaurante não aceitou cinco cartões de crédito. Ocupando o cargo mais alto na mesa, Mantega pagou para todos.

    Oremos O governo quer acelerar a emissão de vistos para estrangeiros que virão ao Brasil, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude. O evento deve inaugurar as incursões internacionais do sucessor de Bento 16. A ideia é criar um "fast-track" nos consulados de países que também pedem vistos a brasileiros, como os EUA.

    Caixa... Aeroportos de Brasília e Guarulhos passam a contar a partir de amanhã com sistema que permite pagamento direto, via cartão de débito, dos impostos de importação à Receita Federal. Hoje, se o passageiro não dispuser de dinheiro em espécie, as taxas precisam ser recolhidas na rede bancária.

    ... rápido A medida, parte do Plano Nacional de Gestão Aeroportuária, coordenado pela Casa Civil, entrará em vigor sexta-feira também no Galeão. Os três terminais respondem por 80% dos viajantes internacionais no país.

    Marca Fernando Haddad apresentará amanhã aos vereadores o projeto da isenção da taxa de inspeção veicular, promessa de sua campanha.

    *

    TIROTEIO

    Se a presidente Dilma der um ministério a Lupi e Vieira da Cunha, eles estão com ela. Se não, estão fora. É muito fisiologismo.

    DE JULIANA BRIZOLA (PDT-RS), sobre a articulação do grupo do ex-ministro do Trabalho para tirar da pasta Brizola Neto, irmão da deputada estadual.

    *

    CONTRAPONTO

    Está escrito

    Em janeiro, Aldo Rebelo (Esporte) inspecionou o estádio Anacleto Campanela, em São Caetano do Sul, no ABC, um dos possíveis centros de treinamento de Seleções para a Copa. Após conhecer as instalações do complexo esportivo, Aldo concedeu entrevista coletiva.

    Uma jornalista perguntou ao ministro a sua opinião sobre a gestão anterior da prefeitura na área de esporte, alvo de contestação. Procurando escapar da boa dividida, o comunista recorreu a uma passagem da Bíblia:

    -Prefiro olhar para o futuro para não correr o risco de virar uma estátua de sal.

    Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024