• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 19:14:18 -03
    Painel

    Disputa por vaga no STF vira guerra nos bastidores

    24/02/2013 06h52

    Segundo round A disputa pela vaga de Carlos Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal entre Heleno Torres e Humberto Ávila virou uma guerra nos bastidores. O Palácio do Planalto brecou a escolha diante da informação de que os dois travaram "batalha sangrenta" em 2010 e 2011 por uma cadeira da Faculdade de Direito da USP. Torres conseguiu anular o concurso vencido por Ávila. Diante de sinais de revanche em curso, interlocutores dizem que Dilma Rousseff pode escolher um "tertius".

    Dossiês Aliados de Heleno Torres atribuem ao desafeto Ávila a tentativa de queimar o advogado pernambucano sob a justificativa de que ele é muito próximo do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que enfrentou desgaste por conta da Operação Porto Seguro.

    Medida certa Logo que desembarcou em Malabo, na Guiné Equatorial, Dilma chamou a atenção dos jornalistas, que perguntaram se ela havia perdido peso. "Ela fechou a boca" após a lesão no pé direito, confirmou a ministra Helena Chagas (Secom).

    1 + 1 Em conversa com Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) na sexta, Lula disse estar convicto de que Dilma terá melhor desempenho em 2014 que na primeira eleição. Segundo o ex-presidente, em 2010 o resultado foi muito atribuído a ele. Agora, seria uma soma de ambos.

    Narrativa O petista disse ainda que "direita radical'' tentou intrigá-lo com a aliada no começo do governo, como se ela tivesse conquistado a classe média avessa a Lula. "A intriga não prosperou, e ela ficou com o patrimônio de Lula e com esse novo", reproduz o presidente da Câmara.

    Lado B Já aliados do governador e presidenciável Eduardo Campos fazem leitura inversa: acham que, ao lançar a campanha da reeleição com a mesma antecedência da de 2010, o PT mostra que a articulação em torno da presidente ainda é frágil.

    Sonho meu Decidida a contemplar Minas Gerais na reforma ministerial, a presidente gostaria que a vaga fosse para Josué Gomes da Silva. Filho de José Alencar, que foi vice de Lula, o empresário é sondado para se filiar ao PMDB desde o ano passado.

    Vida... O governo investiga rota de tráfico de pessoas, principalmente travestis e transexuais, da Paraíba para a Itália. É a segunda operação desde que a novela global "Salve Jorge" passou a abordar o tema. A primeira quadrilha agia na Espanha.

    ... real Funcionários dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e das secretarias de Mulheres e Direitos Humanos embarcam hoje para Roma para reuniões com autoridades italianas.

    Wi-fi Geraldo Alckmin passou a usar mais o Twitter para divulgar suas ações. Pediu a assessores que abasteçam páginas oficiais com boletins de inaugurações. Anteontem, posou para foto com a blogueira Yoani Sánchez.

    Quilometragem O governador monitora os passos dos secretários, de quem exigiu que ponham o pé na estrada em ano pré-eleitoral. Na última semana, registrou: sete deles viajaram pelo interior, atendendo 262 prefeitos.

    Bunker 1 Funcionará na Secretaria de Segurança Pública, no centro de São Paulo, a agência de ação integrada dos governos paulistas e federal no combate ao crime organizado. O prédio passa por reforma para abrigar o QG.

    Bunker 2 Em reunião reservada, na quinta-feira, o secretário Fernando Grella e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) definiram detalhes da atuação do grupo, que será coordenado pelo promotor Fábio Bechara.

    *

    TIROTEIO

    "Junte-se algum estrategista Jim Jones e a relação romântica que o PT ainda vive com a Revolução Cubana e temos esse tiro no pé."

    DO EX-DEPUTADO FERNANDO GABEIRA (PV-RJ) sobre a repercussão dos protestos contra a blogueira Yoani Sánchez insuflados por petistas e aliados.

    *

    CONTRAPONTO

    Vai por mim

    Em jantar há 15 dias no Rio, José Dirceu ouvia comentários de amigos sobre o anúncio de que o ator José de Abreu gostaria de se candidatar a uma vaga de deputado federal pelo PT do Rio. Enquanto os demais brindavam, o ex-ministro manteve a expressão séria e preocupada com o destino do amigo e comentou:

    --Eu disse para ele que voto não é fácil. Não se encontra voto em árvores.

    Diante da surpresa dos convidados, desabafou:

    --Eu disse mais: a política não é feita de caminhos, a política é feita de descaminhos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024