• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 01:02:16 -03
    Painel

    Michel Temer tenta aliviar tensão entre Judiciário e Legislativo

    DE SÃO PAULO

    29/04/2013 03h00

    O mediador Michel Temer entrou em campo para aliviar a tensão entre Judiciário e Legislativo. A pedido de Dilma Rousseff, incentivou contato de Renan Calheiros e Henrique Alves com Gilmar Mendes para tratar da liminar contra o projeto que restringe direitos de novas legendas. Na sexta, recebeu telefonema de Joaquim Barbosa, que elogiou suas declarações contrárias à proposta de submeter decisões do STF ao Congresso. O vice terá hoje nova reunião com a presidente sobre o tema.

    Desarmando... Temer também está ativo na costura de apoios para Dilma em 2014. Depois de comandar a migração do empresário Júnior Batista, do grupo J&F, do PSB para o PMDB em Goiás, tenta desarticular outras alianças de Eduardo Campos.

    ... palanques Na semana passada, Temer levou o governador André Pucinelli e o senador Valdemir Moka, ambos do PMDB do Mato Grosso do Sul e em tratativas adiantadas com Campos, para audiência com Dilma. A presidente mostrou disposição em atender os pleitos do Estado.

    Subtexto 1 A defesa que Aécio Neves fez do mandato de cinco anos sem reeleição, de pronto subscrita por Eduardo Campos, é vista por petistas e peemedebistas como a senha para acordo entre os dois em eventual segundo turno contra Dilma.

    Subtexto 2 Como são políticos da mesma geração, Aécio e o governador de Pernambuco estariam, assim, demonstrando disposição de que, se um deles for eleito num pacto PSDB-PSB, cederá espaço ao outro em 2018.

    Tô fora Mesmo em namoro com a Força Sindical, o presidenciável socialista não deve ir ao showmício da entidade no Dia do Trabalho.

    Na ilha Em viagem a Cuba, o presidente do PT, Rui Falcão, gravou vídeo no qual justifica a militantes sua ausência nos atos públicos previstos para quarta-feira, que devem ser marcados por cobranças ao governo petista.

    É comigo? À margem das críticas das centrais ao "congelamento" da pauta trabalhista pelo Planalto, a Secretaria Sindical do PT distribuiu boletim comemorativo ao 1º de Maio em que se limita a defender a reforma política.

    Sem pressa Advogados dos réus do mensalão projetam para 20 de maio o início do julgamento dos recursos pelo plenário do Supremo.

    Aguenta aí A defesa de Duda Mendonça aguarda o fim do prazo de embargos para solicitar novamente o desbloqueio dos bens do ex-marqueteiro do PT ao STF. Na sexta-feira, Roberto Gurgel disse que não irá recorrer das absolvições. Os defensores, contudo, preferem esperar o trânsito em julgado.

    Big Brother Em meio à escalada da violência em São Paulo, os secretários Fernando Grella (Segurança) e Júlio Semeghini (Planejamento) embarcam para Nova York e Londres. Inspecionarão sistemas de monitoramento por câmeras tidos como exemplares no cerco ao crime.

    Imunidade Ao lado da mulher, Marisa Letícia, Lula irá hoje, às 9h, à UBS do bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo. O casal vai se vacinar contra a gripe.

    Paquita A deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que completou 30 anos ontem, pediu um presente aos organizadores do Fórum de Comandatuba (BA): tirar uma foto com a apresentadora Xuxa, homenageada no evento.

    Como está Questionado durante o final de semana sobre qual será o caminho de José Serra, o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) respondeu que acredita que o ex-governador ficará no PSDB.

    *

    TIROTEIO

    Já é um bom começo a presidente admitir que dá pra fazer mais. Acho que chegamos a um consenso.

    DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS (PSB-PE), sobre Dilma ter dito na TV que "é possível fazer mais" pelo país, lema semelhante ao adotado por ele.

    *

    CONTRAPONTO

    Convidado do Fórum de Comandatuba, organizado pelo empresário João Dória Jr., o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado, se juntou a grupo de deputados e senadores para jantar no sábado. O "dress code" do evento pedia camisa vermelha, mas Caiado trajava uma camisa xadrez, em tons de laranja, goiaba e um vermelho pálido.

    --O Caiado não conseguiu usar roupa inteira vermelha. É pedir demais para ele-- brincou o tucano Bruno Araújo (PE), numa referência à cor do PT.

    O parlamentar goiano retrucou:

    --Rapaz, eu até tentei. Mas começou a me dar coceira!

    Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024