• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 09:10:39 -03
    Painel

    Aécio protagoniza inserções de PSDB na TV a partir de terça

    DE SÃO PAULO

    19/05/2013 02h00

    Banho de povo Eleito ontem presidente do PSDB, Aécio Neves estrela as inserções do partido na TV a partir de terça-feira. As peças são endereçadas ao eleitor das classes B e C, com renda familiar mensal de até R$ 3.000. O presidenciável tucano aparece conversando com "gente comum", como donas de casa e caminhoneiros, sobre problemas cotidianos do Brasil, do preço dos alimentos à má conservação das estradas. Será a estreia da parceria de Aécio com o publicitário Renato Pereira.

    Café no bule No esforço para aproximar o partido do eleitorado de baixa renda, Aécio fará uma participação na quinta-feira no "Programa do Ratinho", do SBT, palco usado em eleições passadas para lançar candidatos petistas, como Dilma Rousseff e Fernando Hadadd.

    Ibope 1 Pesquisas qualitativas encomendadas pelos tucanos mostram que o programa do PSB de Eduardo Campos, em abril, foi bem recebido entre os ricos, mas temas como o pacto federativo não foram compreendidos pelos eleitores mais pobres.

    Ibope 2 Já a propaganda do PT, a cargo de João Santana, atingiu picos de aceitação entre os mais pobres quando mostrou o ex-presidente Lula, mas eleitores se disseram confusos sobre quem será o candidato: ele ou Dilma.

    Amistoso? A inauguração da Arena Recife amanhã, com um jogo entre operários que trabalharam na obra do estádio, será o primeiro encontro entre a presidente e Campos desde que o governador de Pernambuco subiu o tom nas críticas ao governo, na propaganda do PSB na TV.

    Petit comité Mesmo depois de prometer ao vice-presidente Michel Temer (PMDB)que passaria a convidar parlamentares para viajar no avião presidencial quando Dilma fosse a suas bases, o Planalto só incluiu um na viagem de amanhã: o senador petista Humberto Costa.

    Mãozinha Aloizio Mercadante (Educação) ajudou Fernando Pimentel a convencer Dilma a demitir Alessandro Teixeira da secretaria-executiva do Ministério do Desenvolvimento.

    Sabático O número dois da pasta entrará em férias a partir de amanhã e, na volta, será aproveitado em outra função no governo.

    Agora vai? Passada a MP dos Portos, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) vai colocar em pauta o projeto que torna o Orçamento impositivo antes do recesso de julho.

    Para ontem O presidente da Câmara pediu para o relator Edio Lopes (PMDB-RR) apressar a aprovação da proposta na comissão especial. O Planalto não vê com bons olhos o projeto que torna obrigatórias as emendas.

    Quem te viu... Irritado com a dobradinha entre Ideli Salvatti e Anthony Garotinho (PR-RJ) na MP dos Portos, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) lembra que o deputado fustigou a ministra quando ela foi convocada para explicar a compra de lanchas pelo Ministério da Pesca, em 2012.

    ... quem te vê A ministra falava sobre a cota da pesca de atum quando o deputado fluminense atacou: ''É uma belíssima explanação sobre o atum, mas nossa preocupação aqui é com o robalo".

    Lembra? Cunha saiu em defesa da petista e emendou, sobre Garotinho: "Tem gente que fez piada aqui e está condenada a dois anos e meio por formação de quadrilha".

    Diplomacia Para evitar mais desgastes com vereadores paulistanos por vetar seus projetos, Fernando Haddad resolveu apontar mudanças desejadas nas propostas antes de elas serem votadas.

    *

    TIROTEIO

    A base da presidente Dilma é paquidérmica e um serpentário de lutas intestinas. É uma mistura de torre de babel e nau sem rumo.

    DO DEPUTADO FEDERAL MARCUS PESTANA (PSDB-MG), sobre a dificuldade de negociação entre governo e partidos aliados para a votação da MP dos Portos.

    *

    CONTRAPONTO

    Que deselegante!

    A sessão para votar a MP dos Portos se estendia madrugada adentro na Câmara quando o deputado Silvio Costa (PTB-PE) criticou o presidente Henrique Alves (PMDB-RN), que prorrogava a discussão para fazer a "vontade" de Dilma Rousseff após receber telefonema dela.

    --Muito me honraria, deputado Silvio Costa, mas não recebi ligação alguma da presidente --respondeu Alves.

    --Não recebeu? Isso é uma tremenda injustiça! A presidente deveria ao menos lhe dar um telefonema, tamanho o esforço que Vossa Excelência está fazendo! --disparou.

    Mesmo com o cansaço o plenário irrompeu em risadas.

    Com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024