• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 19:37:29 -03
    Painel - Andréia Sadi, Vera Magalhães

    Dilma adota discurso de que "Brasil real" não está em crise

    16/06/2013 02h00

    Vacina eleitoral A queda na popularidade de Dilma Rousseff e o aumento das críticas aos resultados da economia levaram a presidente a adotar nos discursos o mantra de que o "Brasil real" não está em crise. Interlocutores do governo dizem que a estratégia foi traçada em reunião no Alvorada entre a petista, João Santana e Aloizio Mercadante (Educação), na última quarta-feira.

    A avaliação é que a "crise não existe para o eleitor", uma vez que o país tem baixo desemprego e renda preservada.

    Alerta No Planalto, a ordem é monitorar os protestos não só em São Paulo como em demais capitais e tentar detectar outros assuntos, que não as tarifas, que estejam catalisando a insatisfação da população, com riscos à imagem de Dilma.

    Fogo amigo Felipe De Andrea Gomes, presidente do diretório do PSDB em Pinheiros, e Fernando Guimarães, presidente municipal do Instituto Teotonio Vilela, devem ser enquadrados pela sigla amanhã. Ambos criticaram a PM e publicaram convites para os atos nas redes sociais.

    Dobradinha Além de fazer fartos elogios a Fernando Henrique Cardoso em evento empresarial em Minas, na sexta-feira, Eduardo Campos contou com claque tucana. Diante da ausência de Aécio Neves, seu aliado Marcus Pestana brincou: "Está bem representado pelo Eduardo''.

    Leilão Além de negociar com o PT, o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração), da cota do PSB no governo, conversou na semana passada com o ex-prefeito Gilberto Kassab (SP) sobre uma possível filiação ao PSD.

    Versões Campos e Coelho conversarão neste fim de semana sobre o futuro político do ministro, que quer ser candidato ao governo. O aliado disse ao governador que foi procurado pelo PSD, mas interlocutores de Kassab dizem que a iniciativa partiu do ministro, e que o ex-prefeito foi reticente sobre a filiação.

    Ex-verdes? Dois representantes do PV paulista se aproximam discretamente da Rede, de Marina Silva. O vereador Gilberto Natalini recolheu 5 mil assinaturas para formar o partido e pensa em migrar para a sigla. Já o ex-secretário Eduardo Jorge teve conversa reservada com um representante da legenda.

    Lobby 1 Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo e braço-direito de Lula, viaja hoje a Paris para participar de uma feira aeronáutica a convite da Saab, fabricante do caça sueco Gripen.

    Lobby 2 O prefeito petista defende a compra da aeronave pela Força Aérea Brasileira, numa disputa com outros concorrentes que ainda será arbitrada por Dilma.

    O futuro... A Prefeitura de São Paulo estabeleceu como prioridade a aprovação do novo desenho da Operação Urbana Água Branca, que será estendida até bairros da zona norte. O presidente da Câmara, José Américo (PT), quer votar o projeto antes do recesso.

    ... do Arco O objetivo é autorizar a venda de títulos para a construção de prédios no entorno do rio Tietê, dando o primeiro passo para a implementação do Arco do Futuro, promessa de campanha de Fernando Haddad.

    Auditório Os planos de renovação do PSDB paulistano passam por atrair celebridades para o partido. Na mira do partido está a apresentadora Patricia Abravanel, filha caçula de Silvio Santos.

    Arrastão PT e PSDB dividem uma preocupação em São Paulo: as bancadas que serão eleitas na esteira de puxadores de votos de perfil popular, como Tiririca (PR), Marco Feliciano (PSC) e Celso Russomanno (PRB).

    *

    TIROTEIO

    "Esse comportamento da PM sob o comando de Alckmin não está fora da curva. Já vimos essa repressão na USP e no Pinheirinho."

    Do ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza (PT), sobre a ação da polícia de São Paulo no protesto contra a alta das tarifas de transportes, na quinta-feira.

    CONTRAPONTO

    Hora do recreio

    O ministro Alexandre Padilha (Saúde) participava por mais de três horas de audiência pública na Câmara sobre médicos com diploma estrangeiro quando o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) assumiu o microfone. Ainda sem almoço, como os colegas, o parlamentar protestou:

    - O ministro está comendo uma rosquinha e não ofereceu para ninguém! --reclamou, em tom de brincadeira.
    Bolsonaro, que é conhecido por suas posições conservadoras, completou:

    - Tenho certeza de que o ministro não é homofóbico... Nós queremos a rosquinha dele!

    com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024